30.10.05

Cowboy 'Halloween' Bebop

Não vou falar de nenhuma série nova de Cowboy Bebop, nem de nehum filme, pus aqui esta imagem, um poster de promoção do filme Cowboy Bebop, Knockin' on Heaven's Door, para comemorar o Halloween por duas razões:

1. Acho a imagem fantástica e super-divertida,
2. Cowboy Bebop é, para mim, uma das melhores séries de anime dos últimos tempos, com uma boa estrutura, excelente história e personagens fantásticas.

Deve ter sido o primeiro anime que vi em que tive imensa dificuldade em escolher uma personagem favorita, dava por mim a dizer: "A Faye é excelente, mas a Ed é demais, amo o Spike, o Jet é muito carismático..." Com isto é impossível escolher, são todos muito bem construídos e muito cativantes, até o welsh corgi Ein é interessante por ser muito inteligente!

Mas não é só! O character design é mesmo muito bom, de Toshihiro Kawamoto, o mesmo desenhador do soft-ecchi Golden Boy, com um excelente grafismo, paleta de cores e acabamentos de primeira. Para culminar em grande, a banda-sonora é da genial Yoko Kanno e uma das melhores obras dela!



カウボーイビバップ 天国の扉 [JP]

17.10.05

Para Kiss

Já vi, entretanto, o primeiro episódio de Paradise Kiss e vou, definitivamente, acompanhar (como se houvesse dúvidas...).

É um anime concebido de forma bastante inteligente e com excelente qualidade técnica. Continuo a achar uma pena o character designer não seguir os desenhos originais de Ai Yazawa, mais ainda agora que já os vi a mexer. Onde ainda me faz mais pena é quando as personagens entram em 'modo caricatura' cujo desenho no anime é esquisito e na manga de Ai Yazawa é kawaii (giro). O Arashi então perde imenso, tem menos ar de miúdo punk para passar a ter um ar de arruaceiro.

Os cenários são, em grande parte fotografias ou desenhos muito realistas o que dá uma verosimilhança muito boa, principalmente porque a história se passa em locais reais e, apesar de ser ficção, poderia estar, neste momento, a acontecer. Encontram-se bastantes referências reais como a tabuleta da Takeshita Doori, os armazéns Laforet ou a revista de moda Zipper onde foi publicada a manga. O facto de misturar fotografias com o desenho das personagens também lhe dá, por vezes, um ar um pouco irreal, onírico. O uso das cores não é simplista e, aí sim, é bastante fiel às ilustrações da manga.

A banda-sonora.... É PARA COMPRAR!!! É excelente e muitíssimo bem escolhida para a história.

Desta vez faço um pequeníssimo resumo da história que é sobre uma rapariga, Yukari, que Miwako apelida imediatamente do mais ocidentalizado Caroline. Yukari é uma rapariga normal, que anda numa escola normal, que é "caçada" por Arashi, Miwako e os outros como musa e modelo da sua marca de roupa 'Paradise Kiss'. Ao princípio contrariada, Yukari encontra nos seus loucos e extravagantes novos amigos um escape à sua rígida vida quotidiana.

http://www.yazagaku.net/opere/parakiss/index.htm [IT]

14.10.05

5º turista espacial

Ouvi hoje na rádio que o 5º turista espacial poderá ser um japonês de 34 anos, Daisuke Enomoto. É milionário, claro, e ex-director da Livedoor Internet.

No que é que isto tem a ver com anime? É que o senhor quer ir em cosplay de Char Aznable, personagem do clássico anime Mobile Suit Gundam, inspirada no cantor francês Charles Aznavour. Quero ver isso!

Vendo a idade dele faz todo o sentido, Gundam, até hoje, é extremamente popular no Japão e, quando ele era criança, estava a passar na TV japonesa pela primeira vez. Gundam deu, inclusive origem ao nome da mais popular e conceituada revista de anime japonesa, a Newtype. A palavra newtype vem do anime Gundam e é o nome dado aos novos mecha que surgiram dentro da série. Com bastante regularidade a revista tem acompanhado a evolução e as diversas séries de Gundam que continuam a ser produzidas até hoje. É um dos maiores casos de longevidade de uma série de anime.

http://news.yahoo.com/ [EN]
http://www.public.iastate.edu/~rllew/gundam.html [EN]

Paradise Kiss

Definitivamente Ai Yazawa está na moda no Japão. Este mês começou a dar na Fuji TV a adaptação da manga Paradise Kiss que é uma espécie de Gokinjo Monogatari - próxima geração. Algumas personagens vêm inclusive de Gokinjo como Miwako, a irmã mais nova de Mikako, e Arashi, o "suposto" filho de Lisa.

Infelizmente não há dinheiro para tudo e ainda não li esta manga, portanto não sei a história como deve ser. Pelo menos sei que tem a ver com moda, modelos, Shibuya e outras temáticas comuns ao universo da autora. Também me parece que a história deve ser realista nas relações entre personagens.

Pelo que vi nos sites oficiais da série de anime, ao character design foi dada uma "lavagem" mais realista, o que pode agradar a mais público, mas que tenho imensa pena, pois uma das características de que gosto mais da manga de Ai Yazawa são os excelentes e originais desenhos. De qualquer forma, na manga, há uma clara evolução, para um traço mais sofisticado e adulto de Gokinjo para ParaKiss.

Mesmo com esse senão (para uma primeira impressão o character design conta muito), estou muito curiosa acerca deste anime, e já pude perceber pelo site oficial que, na banda-sonora, até tem música dos irreverentes Franz Ferdinand.

Todo este investimento que tem estado a ser feito numa mangaka, até à pouco tempo só conhecida entre as elites coloridas de Shibuya e Harajuku e num anime com tendências mais pop, modernas e ligadas à vivência de jovens adultos no Japão mas não só, mostra que os japoneses já não pensam mais só no próprio mercado, bastante fechado que se auto-consumia. Hoje-em dia há uma maior diversificação para grupos menores e mais underground de públicos-alvo e uma valorização das culturas pop subversivas japonesas que, inspiradas na cultura pop (e não só) ocidental, foram transformadas num universo muito próprio dos japoneses que, pelo seu exotismo, chamou bastante a atenção dos ocidentais.

http://www.shodensha.co.jp/parakisu/index.html [JP]
http://parakiss.tv/_pkiss/ [JP]
http://blog.excite.co.jp/parakisstv [JP]

11.10.05

Papá das pernas altas

Este era o título português da série Watashi no Ashinaga Ojisan, quando deu cá em Portugal, no início da TVI.

Na altura consegui gravar a série quase toda (falta-me 1 episódio e meio) e foi uma das séries que acompanhei, na altura, com muito prazer.

Watashi no Ashinaga Ojisan é uma adptação da Nippon Animation (para a Fuji TV em 1990) de um clássico da literatura juvenil americana, Daddy Longlegs de Jean Webster. Nunca li o livro, confesso que tenho curiosidade, mas já tinha visto em tempos (também tenho gravado) a adaptação para cinema do mesmo livro com Fred Astaire a fazer de "Daddy" e Leslie Caron a fazer de Judy.

O character design não é dos mais felizes, para um shoujo até que as personagens são demasiado caricaturizadas. Os japoneses, mais uma vez, confundiram-se um bocado com o inglês e devem ter trocado a palavra "longlegs" (=pernas longas) por "longstockings" (=meias altas) do clássico sueco Pippi Longstockings e deram a Judy, principalmente nos primeiros episódios, uma caracterização física de Pippi, com o cabelo ruivo em tranças espetadas e as ditas meias altas presas por ligas como na história de Astrid Lindgren.

Felizmente, não fora isso nem estaria a escrever aqui, a história é muito envolvente e as personagens principais, principalmente a Judy, são extremamente ricas e bem caracterizadas.

A história, em traços largos, é sobre uma orfã, Judy, que recebe uma bolsa para estudar na escola secundária de um misterioso benfeitor a quem ela apelida de "Papá das pernas altas" por causa da sombra projectada do senhor, o único aspecto físico que ela viu dele até quase ao fim da história. No novo colégio ela conhece as suas colegas de quarto e futuras melhores amigas a tímida e doce Sallie e a arrogante e mimada Julia. Elas convivem três anos juntas no colégio partilhando experiências de crescimento, férias, parentes e Judy aprende o que pode ser ter uma família tanto nos aspectos positivos como negativos. As três apaixonam-se, buscam a independência e liberdade de tomarem as próprias decisões e Judy, eventualmente descobre quem é o seu "Papá das pernas altas".

Escrevo aqui sobre a série porque encontrei os primeiros episódios na net (foi editada em DVD no Japão há cerca de um ano) e há algumas diferenças na versão que passou por cá, dobrada em italiano, e no original. Ambos os genéricos são um pouco maiores e a música do genérico inicial é diferente na versão japonesa. Na versão italiana também não havia cenas do próximo episódio e no original há. As vozes, até agora, são bastante semelhantes, mas as dobragens italianas costumam ser bastante fiéis, o que convém, em Itália passa imenso anime na televisão e foi o primeiro país da Europa a importar anime para emissão televisiva.

http://www.bandaivisual.co.jp/kidstop/meisaku/ashinaga/index.html [JP]

9.10.05

Gokinjo Monogatari

Foi lançada, dia 27 de Setembo, uma DVD-box com os 50 episódios de uma das séries anime que mais quero ver nos últimos anos. Chama-se Gokinjo Monogatari, ou seja, História de vizinhança.

Já sou fã desta série há bastante tempo, mais ou menos desde que vi um artigo na Newtype, em 1995, quando o character design me despertou a atenção por ser imensamente original e as personagens me pareceram muito interessantes.

Entretanto consegui comprar a manga de onde a série é baseada, da muitíssimo conhecida agora, Ai Yazawa, por causa do recente lançamento da adaptação ao cinema de uma outra manga, posterior, dela, Nana.

A história é simples, fala de uma rapariga, Mikako Kouda, e de um rapaz, Tsutomu Yamaguchi, que, desde crianças, sempre viveram a portas meias, no mesmo prédio. Os dois andam na escola secundária Yazagaku, segundo a autora, a escola onde ela gostaria de ter andado, que, na realidade, não existe no Japão. É uma escola de artes, um pouco à semelhança da António Arroio, em Lisboa, ou a Soares dos Reis, no Porto. Claro que, sendo a escola arrojada que é, a obrigatoriedade japonesa de usar uniforme não existe e a fauna que a habita, começando por Mikako e Tsutomu, acabando na directora da escola é bastante colorida "à japonesa" (ver os livros Fruits e Fresh Fruits da Phaidon).

Mikako, juntamente com as amigas, a punk Lisa e a abonecada Pi-chan, estuda estilismo e o sonho dela é ter a sua própria loja e marca de roupa, a Happy Berry. Tsutomu, na realidade, está na Yazagaku mais por causa de Mikako, mas é diariamente confundido, na escola e na rua, com a estrela do momento, Ken Nakagawa, vocalista dos Mambo. A história dos dois vai evoluindo, Tsutomu tem uns namoricos com algumas raparigas, Mikako morre de ciúmes, mas os dois gostam mesmo um do outro e, eventualmente acabam por começar a namorar.

À volta dos dois ainda circula um grupo grandinho de personagens. A mãe de Mikako que é mangaka (desenhadora de manga, muito à semelhança da própria Ai Yazawa), as duas amigas de Mikako, a madura Lisa que vive com o namorado e a infantil Pi-chan que faz bonecos de pano e peluche, a "gaja boa" de serviço, Mariko que de rival passa a amiga de Mikako, Toku-chan que é uma espécie de conselheiro/irmão mais velho dos dois, o frio e carismático Yusuke, o rock-a-billy Jiro, Ayumi, uma rapariga doce e inteligente que se junta mais tarde ao grupo, o rasta Shintarou, irmão mais novo de Mariko e ainda, claro, os gatos Kuro (Preto) de Mikako e Shiro (Branco) do pai dela.

O grupo de colegas junta-se para vender os seus artefactos na feira da ladra lá do sítio baptizando o stand de Akindo. Mikako vende roupa, Lisa roupa de criança, Pi-chan bonecos de pano, Tsutomu objectos (é ele também que faz a escultura da Berry-chan, a mascote da marca de Mikako), Yusuke desenha retratos, Jiro faz joguinhos de computador e Shintarou vende ídolos/totens 'Haniwa' de barro.

A história, acompanhando o evoluir da relação de Mikako e Tsutomu, também foca os amores e desamores do resto do grupo, o reatar da relação dos pais separados de Mikako (e gravidez da mãe da irmã de Mikako, Miwako), a evolução da carreira de Mikako que acaba por ir estudar estilismo em Londres.

As roupas, claro está, são um desfilar de fazer inveja a qualquer fashion victim, passando por todos os estilos. É um regalo para os olhos, um anime e manga muito invulgares, muito interessantes e divertidos!

http://www.toei-anim.co.jp/shop/dvd_gokinjo/

8.10.05

Anime nos canais Portugueses

Resolvi criar este blog como uma espécie de filho do meu 1º blog, o TV-child, pois ultimamente andava a escrever demasiado sobre anime por lá. A partir de agora, tudo relacionado com anime vai estar aqui.
Vou tentar pôr sempre o título original e o título português (quando há) ou uma tradução (quando é possível traduzir).

Começo por publicar uma lista (que provavelmente há de estar muito em breve desactualizada) dos anime a passar nos canais nacionais. Agora optei por pôr os nomes que os canais de TV lhes deram.

RTP1
Medabots - sab./dom.: 07:00~08:00

2:Doremi - 2ª-6ª: 07:30~14:00

SIC
Vandread - 3ª, 5ª, 6ª: 06:25~08:55
Yu-Gi-Oh - 2ª-6ª: 06:25~08:55
Megaman - 2ª-6ª: 06:25~08:55
Let's Go Quintuplets - 3ª, 5ª, 6ª: 06:25; 4ª: 07:00
Digimon - sab. dom.: 06:45~09:00
Pokemon - sab. dom.: 06:45~09:00

TVI
Beyblade II - sab.: 08:15
Astro Boy - sab. dom.: 08:50

SIC-RadicalDragon Ball GT - 2ª-4ª: 02:00, 13:00, 18:30; dom.: 09:30
Last Exile - 2ª: 02:30, 13:30, 19:00; sab.: 09:30; dom.: 03:00
Chrno Cruzade - 3ª: 02:30, 13:30, 19:00; sab.: 09:30~11:30; dom.: 03:00~05:00
Burst Angel - 4ª: 02:30, 13:30, 19:00; sab.: 09:30~11:30; dom.: 03:00~05:00
Kiddy Grade - 5ª: 02:30, 13:30, 19:00; sab.: 09:30~11:30; dom.: 03:00~05:00
Soul Taker - 6ª: 02:30, 13:30, 19:00; sab.: 09:30~11:30; dom.: 03:00~05:00
Dragon Ball - 5ª-6ª: 02:00, 13:00, 18:30; dom.: 04:15

Panda
Voltron - 2ª-6ª: 05:00, 00:30; sab. dom.: 05:00
Doraemon - diáriamente: 07:00, 12:30, 19:30
Beyblade V Force - 2ª-6ª: 07:30, 13:30, 21:30; sab. dom.: 13:00, 21:30
Nadja - 2ª-6ª: 08:00, 12:00, 18:30; sab. dom.: 09:00, 12:00, 18:30
Doremi - 2ª-6ª: 09:00, 15:00, 20:00; sab. dom.: 09:30, 16:30, 20:00
Digimon II - 2ª-6ª: 13:00, 20:30; sab. dom.: 13:30, 20:30
Monster Rancher - diáriamente: 14:00
Medabots II - 2ª-6ª: 19:00, 23:30; sab. dom.: 23:30
Lady Oscar - diaáriamente: 22:30
Louca Academia de Polícia - diáriamente: 23:00

Como se poder ver, há um bocadinho de tudo, desde clássicos a hi-tech, lógicamente com alguma predominância de anime mais infantis (com um canal infantil como o Panda, que passa bastante anime, não há hipótese!).

Ando a ver:
Doremi, muito de vez em quando, mas parece que vai estrear no Panda a 2ª série (não sei bem quando). A dobragem da 2: está mais correcta nos nomes e pronúncias e também um pouco mais bem feita que a do Panda. Algumas vozes são as mesmas.
Quando raramente estou acordada de madrugada também vejo Digimon e os Quintuplets.
O Astro Boy (definitivamente!).
Last Exile, que está no finzinho, mas que foi o único, dos que passam agora na SIC-Radical que pegou comigo. É muito bom, apesar de ter, por vezes, excesso de conteúdo.
Doraemon quando calha, é sempre engraçado e não me chateia a dobragem espanhola, até gosto da voz do Doraemon.
Nadja, é o meu preferido no momento, pena as vozes estridentes da dobragem e não acertarem com a pronúncia correcta nem de 'Applefield' nem de 'Dandelion'.
Lady Oscar deixei de ver quando me apercebi que estava (bastante!) censurada. É assim que se incentiva a pirataria na net!
Louca Academia de Polícia é bastante engraçado, mas vi pouquinhos episódios, felizmente a história não tem muita continuidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...