9.11.23

Kurage Hime

Era uma vez, há muito, muito tempo, provavelmente quando Kurage Hime foi lançada, e nos primórdios deste blogue, um conhecido, na altura novato destas andanças do anime, falou-me entusiasmado desta série.

Como ainda era uma época em que arranjar certas séries online não era fácil, e porque a minha lista de séries a ver já era longa, ficou o título e a premissa, mas não fiz grande coisa para a arranjar e ver.

Entretanto comecei a ler a scanlation da manga (que quero adquirir porque estou a adorar! - mas já lá vamos) e arranjei a série, com o compromisso de só ver depois de terminar a manga. Bom, não terminei de ler a manga, mas estou bem mais adiantada na narrativa que o anime, e decidi vê-la finalmente agora que voltei a ver anime com regularidade.

Não percebendo bem porquê, tenho sentido o shoujo a entrar em decadência e, salvo umas poucas excepções, como Card Captor Sakura, quase tudo que aparece novo é mais do mesmo. É uma pena, é a minha demografia de eleição na manga e anime, embora também goste de shounen e de outras demografias que já li e vi. No fundo, no fundo, ainda sou uma adolescente na alma e quero que ma alimentem! Esta tendência não é nova, mas Kurage Hime é um verdadeiro shoujo, à antiga! E ainda por cima comédia.

Inclui todos os clichés de uma boa historia de Pigmalião, uma rapariga interessante, mas a precisar de uma recauchutagem, um rapaz sem grande coisa que fazer, que se apaixona e quer recauchutar a rapariga (e outras coisas também, calculo), milionários contra pessoas de classe média, pessoas fashion contra pessoas que mal saem de casa, a tradição contra o progresso, o social contra o antisocial e... alforrecas!

Sempre gostei de alforrecas, embora saiba muito pouco acerca deste animal muito exótico e belo. Tinha todos os ingredientes para me chamar a atenção.

Em cima disto tudo, o character design e gráficos são muito bonitos e detalhados, e ligeiramente fora da norma anónima do costume. A autora tem um estilo muito próprio.


Como disse acima, na manga a história vai muito além do anime. Sem fazer spoilers, como coleccionadora de bonecas Blythe não posso deixar de mencionar que há uma personagem em Kurage Hime que não só tem uma boa colecção de Blythes, como lhes faz o guarda-roupa! Como se não bastasse Kurage Hime ser um shoujo à séria, comédia e com um design super apelativo, ainda tem uma personagem que basicamente sou eu!

Kurage Hime tem dois protagonistas muito apelativos, cheios de qualidades e defeitos, que são muito bem explorados para a comédia. O ritmo é perfeito e as outras personagens complementam muito bem a narrativa no seu exagero.
Com as habitantes da Amamizukan e a família de Kuranosuke, vemos um pouco do lado "otaku" e mais íntimo da política do Japão, satirizado no seu melhor através dos contrastes. É raro ver este tipo de autocrítica ou de satirizar da sociedade moderna japonesa, incluindo o que normalmente é varrido para debaixo do tapete, como pessoas socialmente desajustadas ou segregadas e a corrupção política.
E depois ficamos imediatamente do lado de Kuranosuke e de Tsukimi, queremos salvar a Amamizukan e vê-los a ter sucesso no mundo da moda.
Mas isso terá de ficar para a manga e eventualmente para o dorama, que soube há pouco existir. Tenho de ver!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...