10.2.08

Ando a re-ver: Evangelion


Zankokuna tenshi no these - A tese do anjo cruel
Opening de Neon Genesis Evangelion

É mesmo com imenso prazer que oiço de novo com regularidade a canção acima, especialmente numa TV portuguesa e ainda por cima no original sem dobragens!

Evangelion (diz-se evanguelion) é definitivamente uma série marcante e já um clássico do anime. Rever esta série passados tantos anos, de novo na SIC-Radical, dá para perceber com clareza a sua importância: é uma série tecnicamente e artisticamente muito bem feita e equilibrada, com sequências que continuam a surpreender. A sua montagem não é linear e básica, usa muitos saltos no tempo e elipses que, eventualmente, resurgirão mais tarde sob um novo ponto de vista. Esta é uma técnica utilizada em maior ou menor escala ao longo de toda a série, mas o mais frequente é não vermos directamente as derrotas dos Eva's mas as suas consequências.

O argumento desta série é talvez um dos mais densos e bem escritos, com uma pesquisa de fundo tão bem feita que até pessoas que vivem num país católico (se bem que também tem muitas ideias anglicanas ao longo da série) têm uma certa dificuldade em acompanhar a temática dos anjos/apóstolos, do génesis e não só. Desperta a curiosidade de uma agnóstica ignorante como eu acerca de toda a "teoria da conspiração" por trás das religiões cristãs. Para além disso a abordagem pela psicologia, que deriva em personagens muito bem construídas, dá-lhe uma base extremamente sólida e que faz com que o público se identifique com intensidade.

A banda-sonora não abusa das canções pop-pastilha-elástica japonesas, o que a torna intemporal, apresentando-nos alguns exemplos memoráveis, tal como as músicas do genérico. As inúmeras versões de Fly Me to the Moon, originalmente cantada por Frank Sinatra, marcam talvez uma das primeiras vezes na introdução de música ocidental no genérico de um anime, e até há algumas versões bem engraçadas, mas confesso-me fã desta canção, muito antes da era Evangelion.

O character design não é dos mais originais ou rebuscados, mas é perfeito para o tipo de série que se trata, sem recorrer a cores de cabelo demasiado extravagentes (eu sei que a Rei tem cabelo azul, mas ela é albina e é apenas uma variante mais gráfica para cabelo branco, o mesmo se passa com Kaworu) ou um guarda-roupa exótico e pouco funcional. A extravagância é deixada para os mechas, mais em concreto para os Eva e Anjos, onde encontramos de tudo um pouco: desde Anjos em forma de vírus até formas geométricas simples.

Evangelion é uma série a rever, ou começar a ver para quem não a viu da primeira vez, foi um ponto de viragem na história do anime, que nunca mais foram os mesmos. É lógico que sou fã, se bem que não se trata da minha série favorita, tem a minha personagem favorita, a doida, extrovertida e ao mesmo tempo inteligente e responsável Misato, isto é: EU! ;)

EVANGELION.CO.JP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...