8.7.08

Comecei a re-ver: Aishite Night

(o anime viciante!)

Após algo longas buscas consegui achar este anime (em raw), pois por mais que não seja o estilo de anime (ou ficção) que eu costume ver ou goste, este é aquela excepção à regra por ser tão viciante. Lembro-me, de quando começou a dar há uns anos na RTP2, ficar ao mesmo tempo enojada e fascinada, tanto que, das duas vezes que deu, vi a série de fio a pavio!

Aishite Night (ou A minha amiga Licia) é viciante porque é muito bem enquadrado numa realidade plausível, neste caso a zona de Kansai (Osaka) no Japão, e porque as emoções e peripécias se desenrolam a um ritmo bem orquestrado de tal forma que a curiosidade nos leva a querer ver mais e mais... É um anime romântico mas com boas cenas e personagens de comédia, que se equilibram um ao outro. Tem um quê de piroso (principalmente nas músicas) mas tratando-se de um dorama, se não for romântico e um pouco piroso, não é um dorama a sério.

Há qualquer coisa de desconcertante em Go (Mirko), Satomi e a sua banda. A música é um rock muito foleiro, mas também os meus gostos musicais estão a léguas do J-pop comum, e o visual da banda é um bocado andrógino. Mas suponho que esta é uma versão até bastante realista de uma banda rock popular japonesa na zona de Kansai, tradicionalmente mais discreta que Tóquio. A androginia e as cores de cabelo exóticas fazem parte.

Outro aspecto que me fez gostar muito desta série (e acredito que agora mais ainda) é a contextualização numa cultura popular e dia-a-dia nipónica. O restaurante do pai de Yakko (Licia) é um restaurante tradicional de Okonomiyaki (prato típico da zona de Kansai), o apartamento de Go e Hashizo (Andrea) é o mais provável que um rapaz de cerca de 18-19 anos sozinho poderia alugar, um 6 tatami com kitchenette num pequeno e modesto prédio de apartamentos. Toda a restante cidade, as paisagens, os estabelecimentos comerciais, a escola de Yakko, o estúdio de gravação e ensaios, o assédio das fãs, são muito típicos do Japão moderno. Durante a série vemos Yakko a ir às compras, o pai dela a preparar as okonomiyaki, Yakko e a amiga a conviverem nos locais típicos de duas jovens raparigas: o depaato (loja de departamentos), cafés, etc. É daqueles anime que, se não apelar a mais nada, apela pelo excelente retrato social.

Já me estou a preparar para ver isto num ápice. Hoje ainda só vi o primeiro episódio mas tenho a certeza de que se tiver oportunidade, daqui a uns dias já ando a ver aos dois e três episódios por dia! Como o dia de hoje ainda vai no início, nada me garante que não veja mais um ;).

愛してナイト

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...