mini-glossário

Decidi criar aqui um mini-glossário, não porque não se encontrem estas definições noutros lugares na net, mas porque achei que talvez dê jeito haver à mão alguns dos termos mais "exóticos" que eu utilize com maior frequência, acessível pelo menu do blog. Sempre que necessário actualizarei esta página.

Akihabara originalmente o bairro onde se ia comprar todo o tipo de aparelhos electrónicos em Tóquio, a que nos últimos anos se foram acrescentando um número crescente de lojas de anime e manga (tendencialmente ecchi ou hentai), maid cafes e manifestações de cosplayers na rua.

akuma demónio.

anime ou animé é um diminutivo da palavra animation, em inglês que se tornou comum utilizar para definir a animação japonesa.

anime-comic são uns livros em que a história dos anime (séries ou filmes) são recontadas em formato de banda-desenhada (com vinhetas, balões, etc.), feita a partir de capturas de ecrã desses anime. Normalmente é a cores.

anko doce de feijão azuki.

character designer termo técnico, utilizado para designar a pessoa que cria o desenho das personagens final de um anime.

chibi significa pequeno ou pequenino, são normalmente personagens desenhadas numa forma simplificada e atarracada, com cabeça deporporcionalmente grande e linhas arredondadas.

cliff hanger estratagema narrativo, muito utilizado em séries de televisão, em que a acção é deixada em suspense para ser continuada no próximo episódio.

conbini acrónimo de convenience store, ou seja loja de conveniência. No Japão existem em grande número, estão abertas 24h por dia e têm uma grande variedade de produtos.

cosplay acrónimo de costume play, ou seja brincar às máscaras. Serve para designar o popular passatempo em que os fãs se vestem e encarnam as suas personagens favoritas em convenções e/ou festivais.

decora estilo de moda de rua de Tóquio cujas raparigas se vestem principalmente em tons de rosa vivo ou outras cores do arco-íris e usam uma profusão colorida de acessórios e brinquedos, principalmente feitos em plástico.

depaato pronunciação japonesa da palavra department (de department store), designação inglesa para lojas de departamentos, muito populares no Japão, ao contrário dos centros comerciais.

dorama série dramática para televisão, vulgarmente conhecida em português como telenovela.

eiga palavra japonesa para cinema.

engrish termo que goza com os frequentes erros de ortografia que os japoneses dão ao tentar escrever em inglês.

ecchi pronunciação japonesa da letra H, como suavização do termo hentai. Género de anime e manga erótico, sem grande conteúdo explícito.

filler do inglês, são no caso concreto de séries (de anime) o popular "encher chouriços". São episódios ou cenas onde nada ou quase nada se passa que adiante a narrativa. Em geral uma seca.

gal estilo de moda de rua de Tóquio cujas raparigas se vestem com uma predominância de tops coloridos, micro mini saias e saltos altos, têm o cabelo pintado, unhas com manicures elaboradas e foram quem introduziu as "loose socks" nos uniformes escolares japoneses. Como todas as modas de rua nipónicas elas subdividem-se em grupos, sendo o mais conhecido as ganguro, que têm a pele muito bronzeada e se maquilham com cores claras ou mesmo branco parecendo ursos panda em negativo.

geisha (lit. artista) são mulheres, profissionais das artes tradicionais japonesas, tais como: a dança, o canto, o shamisen (guitarra japonesa) ou o koto (espécie de harpa japonesa). Também são as maiores especialistas em quimono. Não confundir com oiran.

Ginza avenida cosmopolita no centro de Tóquio onde se encontram algumas das mais chiques e caras lojas do mundo. Fecha ao trânsito aos domingos, permitindo o ajuntamento de alguns artistas de rua.

hanami (lit. ver flores) é a palavra que se usa para ir ver as flores desabrochar, sendo a mais popular a flor de cerejeira, a sakura. É um passatempo extremamente popular no Japão, praticado por pessoas de todas as idades.

Harajuku bairro de Tóquio onde se encontram as mais arrojadas lojas de moda e se juntam jovens com as indumentárias mais extravagantes. É lá que se encontra a Takeshita-doori (avenida Takeshita) e o depaato Laforet. É perto de Omotesando, bairro das lojas de designers e estilistas internacionais.

hentai termo japonês para pornografia.

Hokkaido ilha mais a norte do arquipélago japonês.

Honshu ilha principal do Japão.

idol ídolos da canção pop, ou J-Pop, na maioria raparigas (mas também podem ser rapazes) que aparecem, têm um sucesso enorme e pouco tempo depois costumam cair no esquecimento.

J-Pop denominação para a música pop japonesa.

jutsu técnica. Termo muito utilizado em artes marciais, portanto nessas situações será uma técnica de artes marciais.

kaiju eiga filmes de monstros. Género iniciado nos anos 50 com os filmes de Gojira (Godzilla).

Kansai distrito japonês onde se encontram as cidades de Quioto, Osaca e Nara, entre outras.

kansai-ben dialecto da zona de Kansai, bastante utilizado em manga e anime para caracterizar personagens de fora do centro, com um dialecto menos marcante. Semelhante à utilização da pronúncia do norte ou às pronúncias alentejanas, açorianas ou madeirenses na língua portuguesa.

Kanto distrito japonês onde se encontra a capital, Tóquio.

kawaii palavra japonesa que quer dizer giro, querido, amoroso. O termo inglês cute aproxima-se bastante do significado original.

kendo esgrima japonesa. Actualmente a versão simplificada das técnicas de combate com sabre dos samurais. São características e marcantes as suas protecções e o sabre de bambu.

kouhai júnior, em relação ao sujeito, na escola ou trabalho.

kowai medo ou ter medo. É frequentemente usado como a exclamação tenho medo!.

kyudo tiro ao arco tradicional japonês. O arco é consideravelmente mais longo que o ocidental e a sua prática implica rituais elaborados.

Kyushu ilha do arquipélago japonês, situada a oeste da ilha principal, Honshu.

lolita estilo de moda de rua japonês cujas raparigas se vestem com roupas de inspiração nos sécs. XIX e VIII europeus e fazem lembrar bonecas de porcelana. Têm como subestilos o conhecido gothic-lolita, sweet lolita ou elegant gothic-lolita.

maid rapariga vestida de fato de criada ao estilo do séc.XIX europeu, em geral em preto e branco, com muitos folhos e toucado na cabeça. As maids costumam trabalhar em maid cafes, uma espécie de casas de chá com um serviço personalizado.

manga ou mangá (lit. imagens irresponsáveis ou desordenadas) é o termo japonês para banda-desenhada, que se tornou comum para designar a banda-desenhada japonesa.

mangaka autor/a de manga.

magic shoujo ou mahou shoujo sub-género do shoujo onde as protagonistas femininas costumam viver uma vida dupla que implica terem poderes mágicos para combater as forças do mal. A sua segunda identidade costuma implicar elaborados e característicos fatos de combate, muito bons para serem reproduzidos em cosplay.

manjû pãezinhos fermentados que se comem aquecidos em vapor, com os mais diversos recheios: anko, caril, carne, etc. Em Tsubasa -RESERVoir CHRoNiCLE- é comum ouvirmos Kurogane referir-se a Mokona como manjû por causa do seu aspecto fofo e branco.

mecha espécie de robô gigante não-autónomo, controlado por uma pessoa.

mochi pasta de arroz glutinoso, feita num pilão, com uma consistência de borracha e existe nas variedades doce e salgada. A doce costuma vir recheada, sendo o recheio mais comum o anko. A salgada usa-se em diversos cozinhados, sendo uma maneira simples de o comer, torrado, embrulhado em alga nori e com molho de soja. É um produto típico do ano novo.

moe personagens, em geral raparigas, muito kawaii, amorosas, adoráveis, com características infantis, que geram um fanatismo apaixonado, sem conotações sexuais, tidas como uma espécie de mascote.

Newtype termo retirado da série anime Gundam, título da revista-bíblia mensal japonesa sobre anime.

nisei (lit. segunda geração) palavra normalmente utilizada para designar japoneses de 2ª geração nascidos no estrangeiro. O maior grupo de niseis no mundo está na grande comunidade nipónica existente no Brasil, em particular na cidade de São Paulo, bairro da Liberdade.

obentou ou bentou almoço em lancheira que normalmente os japoneses levam para o trabalho ou escola. Costuma comer-se frio.

office lady como a expressão em inglês diz, é uma empregada de escritório, normalmente um tipo de assistente ou secretária.

oiran prostituta ou cortesã, actualmente uma profissão extinta. Viviam em bairros fechados onde também exerciam o seu ofício.

Okinawa ilha do arquipélago japonês situada mais a sul, com um clima particular, mais tropical, semelhante ao Havai.

otaku literalmente significa "a sua casa" em linguagem formal, é um termo bastante utilizado em conversas ao telefone. Para os fãs de anime, manga e outros interesses dentro da cultura pop japonesa significa um fã obsessivo, que vive apenas para o objecto da sua adoração. Para os japoneses chamar a um fã otaku tem um sentido bastante depreciativo.

OVA (Original Video Animation) ou OAV (Original Animation Video) anime directamente comercializado em video, com uma qualidade superior às séries de TV e, geralmente, inferior aos filmes para cinema.

puramo ou plamodel contracção das palavras em inglês plastic model, são kits em plástico para montar, os mais comuns são mechas.

recap do inglês, são (em séries de anime) os episódios, mais ou menos a meio das séries, ou numa fase de mudança para o/a protagonista, em que "recordamos" tudo o que se passou até então. Raramente são bem feitos, o mais normal é não passarem de montagens básicas das cenas mais importantes da história conduzidas por um narrador presente ou ausente.

salaryman típico empregado de escritório japonês, que segue uma série de hábitos rotineiros e se veste de fato e gravata.

seifuku uniforme escolar.

seiyuu actor/actriz de voz que faz as dobragens dos anime e também de filmes estrangeiros.

senpai superior ou veterano, em relação ao sujeito, na escola ou trabalho.

sentai tipo de série televisiva, que se popularizou com a americanização chamada Power Rangers, em que um grupo de (em geral 5) jovens onde há pelo menos uma rapariga, se transformam em super-heróis em fatos de licra coloridos que lutam contra monstros gigantes em mechas desmontáveis.

serafuku ou sailorfuku uniforme escolar de/à marinheiro feminino japonês.

Shibuya bairro de Tóquio onde existe uma variedade grande de comércio e estabelecimentos direccionados ao público juvenil. É lá que se encontra a famosa estátua do cãozinho Hachiko.

Shikoku pequena ilha do arquipélago japonês, situada muito próxima de Honshu, perto de Kansai, mais cncretamente da cidade de Akashi.

shinigami literalmente "deus da morte". Figuras derivadas do folclore japonês que conduzem as almas que morrem, à semelhança da Morte/Ceifeira ocidental.

Shinjuku bairro no centro de Tóquio onde se encontram os arranha-céus, uma imensidão de depaato e lojas modernas.

shinkansen comboio-bala.

shoujo demografia de anime ou manga, cujo público-alvo são raparigas adolescentes ou pré-adolescentes (com idades compreendidas, sensivelmente, entre os 10 e os 17 anos).

shounen demografia de anime ou manga, cujo público-alvo são rapazes adolescentes ou pré-adolescentes (com idades compreendidas, sensivelmente, entre os 10 e os 17 anos).

talento à semelhança dos idols, são jovens que aparecem, têm muito sucesso e rapidamente caem no esquecimento. A diferença para os idols é que normalmente não se cingem apenas a serem cantores e fazem mais um sem-número de actividades, tais como serem actores de voz em séries de anime, actuarem em doramas televisivos, criarem a própria marca de roupa ou maquilhagem, etc.

tokusatsu séries de TV ou filmes com muitos efeitos especiais, explosões, maquetas, monstros em fatos de borracha, cujo exemplo mais comum é a versão americana dos Power Rangers ou os filmes Godzilla.

Tokyo Tower característica torre em aço vermelho em Tóquio, que é frequentemente destruída em manga ou anime. Curiosamente é mais alta que a sua semelhante Torre Eiffel, apesar de não o parecer, por se encontrar no topo de uma colina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...