27.8.10

Acabei de ver: Death Note


O grande problema de Death Note é o protagonista. Light Yagami é uma personagem desagradável, pouco interessante, egoísta e não suficientemente enigmático, psicopata ou louco para ser atractivo e aguentar a narrativa. Normalmente tenho tendência a gostar dos vilões, para mim o melhor vilão de sempre é Darth Vader, seguido de Makoto Shishio de Rurou ni Kenshin. Ambos estes vilões demonstram prazer no mal que fazem e são coerentes nas suas loucuras até ao final, mesmo quando, no caso de Darth Vader, se redimem. Light Yagami não tem prazer em tirar as vidas dos malfeitores da sociedade, muito menos em tentar ser um deus do novo mundo. O seu percurso é apenas um capricho de um menino mimado com tempo, inteligência e dinheiro a mais... enfim, um sonso, realmente perigoso, mas que não mete medo nenhum.

Outro grande defeito de Death Note é matarem a única personagem apelativa e o único antagonista convincente de Light a meio. L é definitivamente a única personagem interessante das que se mantém algum tempo na série mas acabam com ele antes da história estar terminada. Também não "engoli" a facilidade com que toda a gente aceita o universo e as razões sobrenaturais dos Shinigamis e do Caderno da Morte. As histórias são válidas na medida da sua verosimilhança, mas nunca, naquele universo extremamente calculista e teórico, com poucas empatias ou crenças, o conceito do sobrenatural encaixou de forma convincente. E continuo sem perceber a histeria em redor da série, agora que a acabei de ver, ainda menos...

Em relação ao final, poderia ser assim ou não, apenas comprova a minha teoria do whodunnit, do post anterior acerca de Death Note. Nos whodunnits clássicos reúnem-se os suspeitos e intervenientes da acção numa sala para explicar o que se passou e colocar em confronto o(s) suspeito(s). É assim o final de Death Note, sem grandes surpresas e N também não é lá grande antagonista, apenas coloca em prática todas as teorias anteriormente delineadas por L, sendo um fraco substituto (como personagem).

Enfim, Death Note foi uma enorme desilusão, com uma premissa tão interessante, com o lado dos Shinigamis por explorar e um antagonista bom, acabaram por se perder num labirinto de esquemas e explicações, excesso de teoria e pouco sumo narrativo. É com muita pena que não recomendo esta série, esperava muitíssimo mais, pode ser que um dia veja o que resta de Death Note, os filmes, a manga e tudo mais... para já, fico-me por aqui.

DEATH NOTE デスノート

Animax

6 comentários:

Tanuki no Gokei disse...

Não concordo com o problema ser o Light, nem com a morte do L ser um defeito.

Para mim o problema é a história querer passar por um confronto de intelectos mas "aquilo" só ter erros atrás de erros.

Por exemplo, o Light ter morto o policia que o vigiava, numa altura em que não era necessário e abolutamente em desacordo com a inteligência que a personagem já tinha demonstrado, só para puderem aproximar o L do Light.

Ou a mulher desse polícia, também polícia e segundo o L muito inteligente, contar tudo o que sabia ao Light, um puto que tinha acabado de conhecer.

Os contos da Agatha Christie surpreendem-nos mas têm pés e cabeça.
Death Note é apenas ridículo.

Ponto alto: O jogo de ténis, só quem nunca jogou ténis com jeans é que podia pôr o L a ganhar.

A cereja no bolo: O vilão tem de acabar lunático à boa telenovela brasileira.

Enfim, faltaram os vampiros para tornarem Death Note eternamente épico.

Concordo contigo quando dizes que "Death Note foi uma enorme desilusão".

Misato disse...

Obrigada pelo comentário, Tanuki. :)
Só há realmente uma coisa em que divergimos um pouco (apesar de eu não entender pêvas de ténis ;P) nas questões do Light e da morte do L.

Hás de convir que um protagonista interessante torna uma história interessante, portanto, big FAIL! Sendo L uma personagem bem mais interessante e carismática que Light, devia ter mais tempo de antena, nem que fosse para segurar Death Note. Até porque a partir daí a série torna-se CHATA!

Quanto à comparação com Agatha Christie, ela tem razão de ser, é um excelente exemplo de whodunnits bem feitos. Death Note tenta disfarçar os buracos da narrativa com excesso de informação, o que é cansativo e de certo modo é redutor para o espectador...

Tanuki no Gokei disse...

Compreendo o que dizes e até concordo mas...

Death Note é uma história moralista, uma luta do bem contra o mal e o bem tinha de ganhar, logo o Light tinha de ser reduzido à insignificância, ao ridículo.
Foi o que fizeram, foram destruindo a personagem aos poucos. Inicialmente o Light tinha tanto potencial como o L, por isso foi pena o que fizeram com ele. A certa altura dei comigo a pensar; "Se não fosse o caderninho, o L dava uma coça das antigas ao Light".

Mais um exemplo da tal narrativa redutora para o espectador.

Sobre a morte do L, bem... pessoalmente acho que a história já se estava a tornar chata antes disso, era preciso agitar as águas, mortes são um recurso dramático insuperável e não havia realmente outro personagem disponível.

Mas na realidade acho que deviam ter morrido os 2, resolvia-se o problema e a série acabava em estrondo. Tal não aconteceu provavelmente devido a pressões financeiras. O dinheiro, sempre o maldito dinheiro...

Um pequeno aparte, já conhecia o blog e visito-o de tempos a tempos, mas tenho um ódio de estimação por blogs em geral, por isso nunca comentei, prefiro fóruns ;)

Misato disse...

sim, é uma história moralista mas sem moral da história ;)

acho que Death Note é tão básico que nem merece uma análise aprofundada... de qualquer modo, de certa forma, até concordo com o que dizes, mas eu vejo a história sob um ponto de vista ligeiramente diferente e, quando analiso um anime, não o comparo apenas com outros animes mas também com filmes, livros, etc.

HAHAHAHA! para o teu ódio a blogs! eu, por outro lado, acho os fóruns uma confusão grande demais... mais uma vez obrigada pelos comentários e por leres o meu blog. comenta sempre que te apetecer, os comentários são bem-vindos!

Raito e não Light disse...

o certo serio raito yagami, mas muita gente acha que é Light...

Misato disse...

OK, não sou (nem quero ser) especialista em Death Note, mas, no site oficial, "Light" está escrito utilizando o kanji 月, que significa "lua" e que se costuma ler "tsuki" (quando utilizado sozinho) ou "getsu" e "gatsu" (acompanhado de outros kanji). Como a leitura "light" ou "raito" não existe, trata-se de uma excepção na utilização do kanji num nome, facto que acontece, mais ainda quando se quer dar um dado significado a um nome numa manga ou anime.

Ora, não existindo a leitura "raito" para o kanji 月, assume-se, para todos os efeitos como se tratasse de uma leitura em katakana, o alfabeto utilizado para, entre outras, palavras estrangeiras. Se um japonês quiser escrever em katakana (ou mesmo em hiragana) a palavra "light", ele não tem nos alfabetos fonéticos e silábicos os sons "li", ou melhor "lai", nem "ght", ou melhor "t". Portanto tem de os substituir pela melhor alternativa possível, que logicamente ficaria: LI=rai(ライ) e GHT=to(ト), baseado na fonética da palavra "light". Portanto faz todo o sentido a leitura "raito" ser interpretada em alfabeto latino como "Light", até porque, do mesmo modo, "Kira" pode ser interpretado como "Killer".

Para além deste seremão todo, em sites oficiais de consulta em inglês, ou outras línguas ocidentais que utilizem o alfabeto latino, acerca de Death Note, encontras sempre escrito "Light".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...