18.8.10

Comecei a ver: Death Note

De início estava bem curiosa acerca de Death Note, era uma daquelas séries que, não sendo o meu género preferido, queria muito ver. Agora que estou a chegar sensivelmente a meio, percebo as suas qualidades, mas também percebo os defeitos e não percebo o porquê de tanto histerismo à volta de Death Note.

Death Note é uma série essencialmente cerebral e, em certos aspectos, não muito longe de Detective Conan. Quero com isto dizer que se Detective Conan é uma série em que cada episódio (ou pequeno conjunto de episódios) é um whodunnit clássico, Death Note é, na sua linha narrativa principal, também um whodunnit. A grande diferença é que em Death Note sabemos logo à partida "quem o fez" e vemos a historia do ponto de vista do "criminoso".

A grande razão porque não percebo o histerismo é que, no geral, não acho as personagens interessantes: Light Yagami é irritante e antipático, Misa é uma parvinha e todos os secundários são isso mesmo: carne para canhão. Escapam Ryuk, excelente na sua despreocupação com tudo o que de "moralmente condenável" se passa à sua volta, sendo a sua maior preocupação a própria sobrevivência, passar um bom bocado e comer maçãs (detalhe delicioso!), e L. L acho que compensa o desinteresse das outras personagens, mas talvez eu diga isto porque em geral gosto de personagens cerebrais e é isso que ele é. Para além disso é um tipo enigmático que é talvez o que Light precisa para se tornar vagamente interessante.
Para além de tudo isto, em termos do peso que possa ter em "adolescentes influenciáveis", Jigoku Shoujo, tratando essencialmente de vingança, parece-me bem mais perigosa. O único problema moral-social que vejo é o sentido deturpado de justiça de Yagami, mas as personagens que oiço mais gente comentar são o L (que tem a moral aparentemente no sítio) e Misa (que é uma parvinha).

Qualidades: é realmente uma série de primeira, com uma produção excelente. A premissa da história é muito boa, dá pano para mangas e é suficientemente flexível para se poder arrastar a história ao sabor do share de audiências.

Defeitos: não sou grande fã do character design (diga-se, dos humanos), a paleta soturna também não me fascina demasiado e até acho o visual um tanto pretensioso. Ah! Explicações a mais... gostaria que deixassem um bocadinho mais de raciocínio com os espectadores, aquilo é pior que qualquer C.S.I.! Odeio o estilo da música do genérico, só consigo tolerar este tipo de música por ser castiça em genéricos como o de Saint Seiya. Mas isso é apenas o meu gosto pessoal, que raramente anda em sintonia com genéricos de anime.

No geral estou a gostar de Death Note, mas sinceramente está a decepcionar-me um bocado. Não estava à espera.

DEATH NOTE デスノート

Animax

4 comentários:

Zabrinah disse...

I tried Death Note, but I didn't exactly love it.... I think it might have been to scary/dull for me at the same time

Best wishes from one blogger to another,

~Zabrinah

Misato disse...

well, thank you for your comment Zabrinah. I also think it's a bit dull, let's see what I think when I finish watching it:

(sorry, the blog is in Portuguese, but I guess Babelfish or Google translate do the trick for you)

Anónimo disse...

(Marcella/Manisan):
Já tentou ver Kuroshitsuji?É meu anime favorito.
Recomendo.

Misato disse...

Marcella: obrigada pela sugestão, está há bastante tempo na minha longuíssima lista :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...