20.3.11

Terminei de ver: Honey and Clover e Honey and Clover II


Agora já posso dizer: Honey and Clover foi das MELHORES séries de anime que vi nos últimos anos! Mas não é uma série comum, não tem características comuns à maioria dos animes, não foi produzida como grande parte das séries e é tudo menos previsível!

Grande parte do encanto de Honey and Clover começa no design visual. O character design parece saído de um livro de ilustrações, as cores são claras e em tons pastel, há uma sensação de lápis de cor em todo o ambiente. Depois vêm as personagens. Todas elas únicas e bem marcadas, sem maniqueísmos ou clichés, sem heróis nem vilões. Takemoto, o fio condutor da história, quase se dissolve no seu grupo de amigos, sendo a sua personalidade em geral apagada, acaba por se revelar. Hagu cativa-nos a todos com o seu ar de menina e personalidade doce mas esconde um lado muito sombrio. A maria-rapaz com um amor não correspondido Yamada, revela-se uma rapariga forte mas por vezes indecisa. Mayama, o tipo cool mais maduro, é por vezes cobarde mas transforma-se num sedutor, o doido e estranho Morita, que desaparece de tempos a tempos, demonstra uma doçura e maturidade surpreendentes e o professor Hanamoto, tio de Hagu torna-se numa peça-chave em toda a história. Nenhuma destas personagens está igual ao que era no final.

É surpreendente como uma história com um ritmo lento, acerca de um pequeno grupo de amigos e dos seus dramas pessoais, consegue ser tão cativante e empolgante. Sempre que via um episódio mal podia esperar pelo seguinte e, sempre que a oportunidade surgia, vi 3 ou 4 de seguida. Ao longo de Honey and Clover queremos conhecer pessoalmente aquelas personagens, queremos fazer parte da história, daquele mundo.

É com alguma satisfação mas também tristeza que acabei de ver esta série, quero mais! Felizmente ainda há o dorama, a ver se um dia consigo vê-lo. Estou mortinha de curiosidade para ver aquelas personagens encarnadas por actores, principalmente dentro do formato dos doramas japoneses em que existe um modo de filmar, de contar uma história, os maneirismos dos actores, que são bem peculiares, mas que me parece que irão servir lindamente esta história e aumentar o grau de empatia sentida. Espero não estar enganada.

Depois disto só me apetece terminar como comecei: HachiKuro é tãããããooo giiiiiiiiiiiiiirooooooooo!!!!!!!!!!!

ハチミツとクローバー
Honey and Clover (J.C. Staff)

Animax

2 comentários:

L. M. disse...

Hachikuro é tão giro, e a dobragem americana é tão má.

Fico porém feliz que esta série tenha sido do teu agrado. Poucas pessoas fazem juz à qualidade da mesma e estava à espera que terminasses de a ver para ler os teus comentários.

Misato disse...

é delicioso! felizmente vi no original (acho que nem sequer aguentaria uma dobragem americana - são as piores).
agora falta-me o dorama. sim, quero ver!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...