17.12.11

Dia de Osamu Tezuka

Apesar de estar longe de ser o autor de manga e anime mais conhecido, publicado ou exibido em Portugal, a importância de Osamu Tezuka na história da animação e da banda-desenhada é inigualável e incontornável, de modo que tenho de assinalar o Dia de Osamu Tezuka.

Osamu Tezuka, ou o "pai da manga", ou o "deus da manga", é o fundador do estilo moderno de fazer manga e animação comercial. Tezuka era um workaholic, produzia incansavelmente e era um grande controlador da sua obra, tendo produzido quase tudo pelas proprias mãos com pouca ou nenhuma ajuda de assistentes. Foi um autor prolífico que publicou um elevado número de títulos de manga, onde destaco os famosos Astro Boy e Black Jack ou Ribon no Kishi, A Princesa e o Cavaleiro, provavelmente a primeira manga shoujo da história. Na animação Tezuka sistematizou o modo de produção em acetatos, de forma a economizar tempo e mão de obra, criando a animação "simplificada" em várias camadas em que a camada estática era apenas uma e só se anima a camada que se move por cima dela. O exemplo mais comum é a cabeça da personagem ser um acetato e noutro(s) move-se a boca para falar e ainda noutra camada os olhos piscam, ou o cabelo move-se ao vento.

Descobri Osamu Tezuka cedo, quando lia regularmente as bandas-desenhadas da Mônica, por Maurício de Souza, que era amigo de Tezuka e se encontraram com frequência tanto no Japão como no Brasil. Nesse pequeno artigo Tezuka tinha ido ao Brasil para visitar o amigo e iniciar uma parceria de personagens. Foi assim que conheci Astro Boy e Sapphire, a princesa de Ribon no Kishi. Infelizmente pouco tempo depois Tezuka morre e Portugal pouco continuou a saber acerca deste autor.

Desde final dos anos 60 alguma coisa passou na nossa televisão, mas foi apenas uma minúscula amostra da obra de Tezuka. Antes do 25 de Abril de 74 estima-se que Jungle Taitei e Unico tenham passado pela RTP, mas são dados difíceis de confirmar e fica-se pela incerteza. Durante o programa Animação de Vasco Granja passaram algumas curtas de autor de Tezuka, que mais tarde pude identificar como tal. No início dos anos 90 a série Histórias da Bíblia, uma co-produção com a RAI, encomendada pelo Vaticano, passou na TVI, mas a série só foi produzida inicialmente pelo próprio Tezuka, tendo o próprio falecido e a produção foi continuada por Osamu Dezaki. Só no início dos anos 2000 é que Jungle Taitei, vamos assumir, teve uma reposição na RTP2 e um pouco mais tarde estreou Astro Boy 2003 na TVI, um remake da série original e pioneira do anime moderno, de 1963. Algures no início dos anos 2000 Metropolis, o filme adaptado da manga homónima de Tezuka, teve uma estreia discreta nas salas portuguesas, mas pouco ou nada mais se soube acerca da importância da sua obra.

Há alguns títulos da manga traduzidos para português nas edições brasileiras da JBC (Ribon no Kishi) e algumas edições francesas (Black Jack), italianas e norte-americanas (Budha, Adolf). Dada essa dificuldade e alguns títulos terem tornado-se raridades no Japão, não é realmente o mangaka de mais fácil acesso ao público português.

TezukaOsamu.net
Tezuka In English

3 comentários:

Disesteem disse...

Osamu Tezuka é um dos meus mangákas favoritos.
Jungle Taitei, confirmo que passou na rtp1.
Tenho uns episodios com audio em portugues desse classico.
Mas tambem passou na rtp1 nos anos 90( entre 89/91) o anime aoi blink conhecido como o raio azul.
Tenho uns poucos episodios desse anime em portugues sincronizados por um amigo chamado portnoi88.

turunksun disse...

Osamu Tezuka é um dos meus mangákas favoritos.
Jungle Taitei, confirmo que passou na rtp1.
Tenho uns episodios com audio em portugues desse classico.
Mas tambem passou na rtp1 nos anos 90( entre 89/91) o anime aoi blink conhecido como o raio azul.
Tenho uns poucos episodios desse anime em portugues sincronizados por um amigo chamado portnoi88.

Misato disse...

Que Jungle Taitei passou na RTP nos anos 90 é certo, o que é uma incerteza é nos anos 70.

Agradeço a informação mas essa já conhecia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...