15.6.06

Kiteretsu Daihyakka

Tardei em comentar a novidade anime do mês no Canal Panda, Kiteretsu Daihyakka, em português apenas Kiteretsu.

Quem vir um episódio fácilmente percebe que este anime é da mesma autoria de Doraemon, Fujiko F. Fujio. Aliás é no excesso de semelhanças que está a falta de interesse neste anime. Parece que estamos a ver um clone barato de Doraemon, todas as personagens têm caracterizações demasiado parecidas, portanto perde na originalidade e na graça que me leva a ver, com gosto, um episódio de Doraemon de vez em quando.

O único aspecto que difere é que o protagonista humano, Kiteretsu é, ao contrário de Nobita, um miúdo dotado, génio inventor, portanto é ele quem engendra os inventos mirabolantes que lhes permitem ter aventuras fora do vulgar. O robôzinho que o acompanha por todo o lado, chamado Koro, qual Doraemon, é invenção de Kiteretsu e não faz muito mais que ser seu interlocutor. Todas as outras personagens têm equivalentes bem semelhantes em Doraemon: Miyo é Shizuka, Gorila é Gigante (aqui até as alcunhas são semelhantes) e Dongari será Suneo.

Acho muito mais piada à relação Nobita-Doraemon que à relação Kiteretsu-Koro. Nobita é desastrado, preguiçoso e incompetente e depende das fantásticas invenções do futuro e do bom-senso de Doraemon para se safar nas trapalhices que inventa. Kiteretsu, sendo um miúdo sobredotado, tira logo a graça toda, com a sua inteligência acima da média. Enquanto que em Doraemon as peripécias dependem da incompetência de Nobita e da sua aptidão para criar problemas para si e para os amigos e familiares, em Kiteretsu passa-se o contrário, todos dependem de Kiteretsu para lhes resolver os problemas. Mais básico e linear. O mal, o mal foi Doraemon ter sido inventado primeiro e Kiteretsu ter vindo beber desse sucesso, senão até que seria um anime razoável para miúdos.

Fiquei surpreendida ao perceber, na pesquisa que fiz sobre a série, que durou uns espantosos 301 episódios. Estar a ser exibida no Canal Panda justifica-se, talvez como se justificou no Japão, por durar tanto tempo, por ser um anime para crianças. Como fã de anime que sou, o interesse por um clone de Doraemon é limitado e se vi e verei no futuro um episódio, será apenas porque calhou no horário ou no zapping.

Mesmo assim recomendo outro anime da mesma autoria, Ninja Hattori, que também já passou no Canal Panda, e cuja a história, partilhando um universo semelhante do dia-a-dia de crianças da primária, tem uma permissa mais interessante, integrando dois pequenos irmãos ninjas (um mais experiente e outro aprendiz) num quotidiano banal.

キテレツ大百科

Canal Panda
2ª - 6ª: 09:00, 14:00

4 comentários:

Anónimo disse...

Misato, tudo bem?
Meu nome é Bruno, sou brasileiro, e caí acidentalmente no seu otimo blog procurando informacoes nao desse anime, mas sim de uma de suas musicas: hajimete no chuu.

Não sei se vc ficou sabendo, mas Masaki Endo, Hiroshi Kitadani e Yumi Matsuzawa fizeram um show aqui e cantaram essa musica! Achei linda!
Mas não a encontro em lugar algum!

Você tem? Sabe onde posso encontrar?

por favor, entre em contato comigo, estou desesperado atrás dela!

Muito obrigado,

Bruno!

(e-mail: bruno.mu (at) gmail.com

Misato disse...

Lamento Bruno, mas não faço a mínima ideia de onde encontrar a música. Não sou grande fã de J-Pop e, como podes perceber pelo meu artigo, também pouco deste anime.

Obrigada pelos elogios :)

Anónimo disse...

Olá, eu sou Francisco Cristo!
eu tenho "quase" a OST de Kiteretsu Daihyakka"
e vêm inserida a canção que procura [はじめてのチュウ] (hajimete no chuu) cantada por Anshin Papa...
se quiser a música, por favor contacte-me!
o meu e-mail é ffcristo@homtail.com

Anónimo disse...

Eu adooooro a série do Kiteretsu!!! É uma das minhas séries favoritas!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...