8.9.06

Ando a re-ver: Hiatari Ryoukou!

Não sou fã dos desenhos de Mitsuru Adachi, o autor desta manga e anime, mas adoro as suas histórias! Acho os desenhos, principalmente o character design feio e esquisito, com narizes demasiado arrebitados e cabelos demasiado acachapados, se bem que reflecte muito mais uma realidade japonesa que ver pessoas com cabelos loiros, cor-de-rosa ou mesmo azuis.

Mas o bom de Mitsuru Adachi é a garantia de histórias interessantes, apelativas, muito japonesas e muito ligadas a uma realidade do dia-a-dia, principalmente dos adolescentes de das escolas secundárias.

Quando vi este anime pela primeira vez, há cerca de 10 anos na RTP, fiquei surpresa ao peceber que estava a ver o meu primeiro anime soap. Cá está, não gostei dos desenhos, mas a história prendeu-me desde o primeiro e atribulado episódio para não a largar enquanto não chegou ao final. Com este anime aprendi a dizer yoshi (era legendado), que quer dizer qualquer coisa como 'boraí, fiquei a compreender um pouco do dia-a-dia dos adolescentes numa escola japonesa e não só, um pouco do seu sistema educativo, com aulas de manhã e os clubes à tarde e que o beisebol é o desporto favorito do Japão, suplantando mesmo o muitíssimo popular e respeitado kendo. Para além disso fiquei a saber muito melhor como funcionam as relações interpessoais, principalmente entre adolescentes, nas pequenas coisas como hábitos, pequenos pudores e convenções sociais.

Mas a história de Kasumi, da sua atrevida tia e dos hóspedes e colegas de Kasumi tem imenso que se lhe diga, desperta a curiosidade e fez-me esquecer por completo o facto de não gostar dos desenhos. É um prazer rever este anime, agora com termo de comparação, que passou a ser um clássico e marcou o género de anime soap ou "pedaço de vida".

[infelizmente não encontrei um site oficial]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...