11.6.07

Comecei a ver: Romeo x Juliet

Sendo eu fanática por Shakespeare, seria natural que tivesse um mínimo de curiosidade por este novo anime da Gonzo. Quando o anime ainda não tinha saído, dei uma olhadela ao site oficial e entusiasmei-me com a direcção artística.

A acção passa-se num retro-futuro fantástico, numa cidade flutuante, que se ergue acima das nuvens, com um misto de arquitectura medieval romântica do norte de Itália e britânica. Os cenários, como se pode perceber pela minha primeira descrição, são lindíssimos, com um aproveitamento das tecnologias 3D tão bom que só agora, que escrevo este texto, é que me lembro que são em 3D. Para além disso o character design é discreto e simples, muito ao estilo Yoshiyuki Sadamoto, com uma paleta de cores ligeiramente desviadas das primárias sem serem cores pastel ou tonalidades demasiado escuras ou soturnas, interligando-se lindamente entre elas e com os cenários. Mesmo as cores que os protagonistas vestem quase na totalidade (vermelho - Juliet e azul - Romeo) não enjoam de tal forma a paleta foi bem pensada.

Mais ou menos do mesmo modo, a conhecidíssima história de Romeu e Julieta original foi invertida, fazendo aqui Romeo parte da família governante e Juliet da família ostracizada e exilada ao esquecimento. A situação social e política foi extremada, complicando mais a trama, fornecendo elementos para esticá-la por vários episódios. Para complicar ainda mais, Juliet tem como passatempo (à Alexandre Dumas) de se travestir de 'Tufão Escarlate'/Odin, um anti-herói justiceiro que defende os fracos e oprimidos. As personagens secundárias são um misto das personagens da peça original (Benvolio, Mercutio, a Ama) com outras, claramente piscares de olho ao contexto da história. A mais evidente é um dramaturgo chamado Will, em cujo teatro vive Juliet que se aconselha sobre as questões amorosas com ele.

Do lado fantástico, para além dos cenários, Romeo monta num cavalo alado, há um elemento de ligação entre os dois, o lírio branco, parte do brazão dos Montague. Creio que mais virá. Na cidade de Neo-Verona, como seria de esperar, todos os escritos estão em italiano que, para mim, é uma variante deliciosa e bem mais interessante que o cansativo engrish dos anos 80-90.

Até ao que vi, já Romeo e Juliet se apaixonaram e estão próximos de começar a lutar pelo seu amor, e têm muito mais que enfrentar que na história original, os japoneses deram-lhes luta! Como esta Juliet é menos pacífica e subserviente que a original, mais maria-rapaz, a história promete e espero que não saiba a pouco, pois não me parece que seja uma série das longas.


ロミオ×ジュリエット

1 comentário:

DigitalBunny disse...

Fiquei com vontade de ver o anime!
Sinceramente apetecia-me ver algo k realmente me tocasse e me emocionasse mas agora 90% dos animes são tao crappy, cheios de formulas altamente desgastas, com uma história muito superficial e bobinha (cm dizem os brasileiros lol)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...