11.1.08

Mirmo

Estreou quase simultaneamente na SIC e no Canal Panda a série Mirmo, Wagamama no Fairy Mirmo de Pon! no original. É uma típica série Doraemon, isto é, com um público alvo de raparigas pré-adolescentes, cuja protagonista é, claro uma rapariga que vem ser 'ajudada' por um ser mágico. Ao contrário de Doraemon, que tem um público mais unisexo, Mirmo é mais dirigido a raparigas.

Anteriormente, quando via imagens deste anime, pensava que seria um anime delicodoce, detestável, cheio de personagens demasiado kawaii para o meu gosto. Ao ver esporadicamente alguns episódios, mudei de ideias. Como o título original diz, Mirmo é uma (?) fada macho, que vem dentro de uma caneca (ah, a oportunidade de merchandising!) egoísta ou caprichoso, o que muda radicalmente a imagem que passa à primeira vista. Em português, o termo inglês fairy é complicado de usar, uma vez que a sua tradução, a palavra fada, é no feminino e estas fadas têm ambos os sexos.

Temos quatro protagonistas humanos, Kaede, Setsu, Azumi e Kaoru, com as suas respectivas fadas, Mirmo, Ririmu, Yashichi e Murumo. Claro que Kaede é a boazinha, Setsu o seu love interest, Azumi a sua rival e Kaoru o apaixonado por Kaede. As histórias são simples, normalmente um dos bonzinhos tem um problema, Mirmo é suposto ajudar, mas isso nunca é prioridade (a não ser que seja subornado com chocolate) e Azumi tenta sempre afastar Kaede de Setsu. As trapalhadas e caprichos de Mirmo, aliados às trapalhadas ao quadrado de Yashichi à incompetência que a maioria das fadas tem em fazer encantamentos, o modo deles de voar com a ajuda de dois leques, etc. apimentam um bocadinho a história e cortam o lado delicodoce do excesso de cor-de-rosa e azul-bebé. Ao longo dos episódios vão aparecendo mais personagens para complicar a vida aos protagonistas, sejam eles humanos ou mágicos.

A "versão" que foi distribuida para Portugal contrariamente ao habitual parece vir imaculada. Digo contrariamente pois é distribuída por uma distribuidora americana, a Viz, que normalmente costumam reeditar as séries a seu bel prazer, mudando os nomes e censurando a história. Também gosto da dobragem (parece-me a mesma em ambos os canais) e tem a mesma voz de Shin-chan a fazer de Mirmo, que lhe fica a matar!

Dentro do género e faixa etária, este é um anime engraçado e que tem alguma piada ver, sem grande compromisso.

Mirmo!
わがまま☆ファエリーミルモでポン!
ミルモでポン!

1 comentário:

LMitsuki disse...

Eu realmente vou vendo aos poucos, mas não é o meu género de anime ^^
O teu blog esta muito giro e actualizado. Parabéns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...