2.3.08

Escaflowne

Tenkuu no Escaflowne é um anime bom demais para passar no Canal Panda. Digo isto pois já passou, e felizmente, na primeira fornada de anime da SIC-Radical, no original com legendas em português, mas agora começou a passar no Panda dobrado em espanhol. Normalmente até acho as dobragens em espanhol aceitáveis (bons actores de voz, semelhantes aos originais, traduções sérias, etc.), mas a de Escaflowne custa-me a engolir. Há qualquer coisa neste anime de qualidade superior, com character design de Nobuteru Yuki e banda-sonora de Yoko Kanno, que impede que eu consiga gostar dele dobrado, seja em que língua for, só aceito originais!

Mesmo assim, para quem perdeu, vale a pena tentar seguir esta série agora.

Escaflowne foi daquelas séries que já estava farta de conhecer através de diversos meios antes de a ver, mas que não me despertava muita curiosidade. Ao vê-la (nessa primeira leva da SIC-Radical) para além de me ter viciado, fiquei agradavelmente surpresa com a qualidade não só da produção e da produção artística, mas também da história. Apenas uma embirração ficou: os narizes arrebitados de Nobuteru Yuki e o ar demasiado andrógino das raparigas.

A banda-sonora, para além de ser da minha compositora japonesa favorita, Yoko Kanno, ainda por cima pertence ao seu periodo áureo, em que ainda não se auto-plagiava e cada banda-sonora sua era uma obra única e arrebatadora na originalidade e força das melodias. Ainda por cima inclui uma das minhas canções preferidas dela, Yakusoku wa iranai, melodia que me ajuda a tirar da cabeça aquelas canções embirrantes que insistem em permanecer por vezes na memória. O forte de Yoko Kanno é a música com ambiências mais místicas e sobrenaturais (exceptuando todas as bandas-sonoras de Cowboy Bebop, que são sublimes) e Escaflowne é um excelente exemplo da utilização de canto gregoriano e influências da Europa medieval, que também se sentem na arte gráfica do anime.

天空のエスカフローネ

5 comentários:

Anónimo disse...

Este foi um anime que acabei de ver +/- há 2 semanas. Considero que o anime não é mau, mas estava á espera de bem melhor... Quanto ao design também tive a mesma embirração, os narizes compridos e arrebitados, de resto penso que está muito bom. Quanto à história houve algumas partes que não gostei, que nao vou referir senao seriam spoilers...

Vânia disse...

olá

Este anime é o meu preferido e nunca me canso de ver..para mim é simplesmente viciante! Na história consegue ver-se o desenvolver das personagens, e (mt imp na minha visão das coisas) tem principio, meio e fim, ie, segue uma lógica..n é daqueles q um dia é uma história e noutro uma outra que n tem nada a ver..A banda sonora é sublime..e o design n está nada mau.
Também tive a sorte de o ter apanhado pela 1ª vez na "1ª fornada" da sic-radical, versão original e legendas em portugês..e tb confesso q a dobragem em espanhol me "custa mt a engolir" e fica mt aquem do original..mas vale sempre a pena ver..

Anónimo disse...

Eu estou a seguir a série no Canal Panda, não sabia que tinha dado na Sic Radical. Mas tou a gostar.

Não gosto é dos narizes das personagens... :p

Anónimo disse...

gostei muito do filme mas acho que podia ter acabado melhor...

LMitsuki disse...

Ainda esta a dar? Se sim, a que horas?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...