25.7.08

Ando a ver: Naruto

Acabei por perder os primeiros episódios porque me esqueci completamente. Mas entretanto o horário na SIC-Radical durante a semana até é simpático para mim, e esta semana já deu para perceber que tipo de anime é Naruto. Enquanto me der gozo ver (e não começarem a repetir episódios ou interromperem a série - são 220) vou vendo.

Há uma coisa de que gostei logo em Naruto, das canções dos genéricos. A do genérico inicial, "R★O★C★K★S", faz lembrar um Billy Idol mais suave e engraçado, não desgosto e acho que encaixa num clássico shounen como este. A do genérico final, "Wind", é linda! Faz com que veja os episódios até ao fim!

Mas existe uma razão para não me interessar muito por anime shounen e essa razão transpira por todos os poros de Naruto. É verdade, perdi os primeiros episódios, coisa aliás que detesto que aconteça pois mesmo em séries longas é logo no primeiro que a motivação do protagonista é exposta. Mesmo tendo perdido essa parte importante da história, nos shounens muitas vezes leva que tempos para que as personagens atinjam alguma densidade psicológica. OK, já sabemos que Naruto é trapalhão, infantil mas determinado, e que tem excelentes capacidades latentes que, claro, ainda não se revelaram e hão de se revelar. Também já sabemos que Sasuke é frio, mais inteligente e concentrado que Naruto e que Sakura é um bocado palerminha mas não se deixa abater com as aventuras. Mas estas caracterizações são demasiado simplistas e básicas e, ao fim de uma semana, já os três protagonistas me deveriam ter cativado mais.

Depois Naruto é um anime onde através de sucessivos confrontos o trio vai aprender e evoluir. Até agora achei piada ao universo de Naruto sem haver algo que me chame a atenção, as lutas são engraçadas, mas por enquanto tudo é novidade e por isso bom.

Há uma coisa que me anda a fazer confusão, a palavra doppelgänger como tradução de Kage Bunshin. Doppelgänger é uma palavra alemã, aceite como um estrangeirismo em português, muito utilizada na língua inglesa, que quer dizer duplo ou sósia em português. Havendo em português palavras equivalentes perfeitamente razoáveis de serem utilizadas, porquê um palavrão destes em alemão?? Kage Bunshin, por sua vez quer dizer literalmente divisão da sombra, portanto porque não duplo ou clone da sombra??? Aliás as traduções das técnicas em geral parecem-me confusas em português, o que vale é que há tantos fãs de Naruto que já as sabem de cor e portanto não lhes vai estragar o visionamento da série. É bom que os miúdos de 14 anos que vêm a série aprendam coisas novas, mas talvez devessem começar pelo português.

Por enquanto estou a gostar, é um anime que entretém sem fazer grande mossa, mas uma série tão longa sem algo que me cative verdadeiramente, não sei se vou ter paciência para acompanhar. E se a SIC-Radical se armar em grande, como o AXN recentemente fez com InuYasha, e resolver fazer alterações na programação, será meio caminho andado para eu deixar de ver, se entretanto não me envolver na história.

NARUTO-ナルト-

SIC-Radical
2ª-6ª: 08h30, 19h30-20h30
dom: 08h00-09h30

4 comentários:

newsblade disse...

Se lançassem os DVDs comprava-os até ao 19.º episódio, porque, pelo menos até aí, a história e o ambiente estão realmente bem elaborados.
Claro, que a partir do ep.20 é muito provável que a qualidade comece a decrescer. Ainda n tive tempo para saber), mas se a série acabasse no episódio 19 atribuía-lhe uma classificação de 10 estrelas.

Sara Diana Nogueira disse...

Tenho 25 anos, e nem sou muito fã de anime ou mangá. Mas Naruto , definitivamnete tem toda a minha aprovação. Infelizmente os últimos 80 episódios da 1ª série(senão mais) são só para encher chouriços, mas valem (para quem tiver paciência) para conhecermos melhor todos os personagens(ninjas de konoha)e as suas técnicas. Existem muitos "plots" na história, relacionados com o passado de konoha e outras vilas de ninjas. Existem alguns interessantes enimigos e amigos forasteiros, com histórias bonitas. Naruto é um protagonista, mas as simpatias vão-se certamente multiplicar por dezenas de outros simpáticos ou antipáticos personagens. É uma grande família. A história não para de me surpreender, já vi mais de 300 episódios (incluindo Naruto Shippuden), mas na leitura dos mangás vou no ep 400 ou mais. No magá a história numa pára ou fica secante. Mas é sempre bom usufruirmos dos fantásticos genéricos e banda sonora dos animes. A evolução destes três (agora putos), vai ser muito curiosa. Tenham paciência, porque vale a pena...!

"Watashi wa, Naruto dai suki desu"!

Misato disse...

Já agora Sara Diana, fica melhor:

Naruto ga daisuki desu!

(não precisas do "watashi wa")

Sara Diana Nogueira disse...

Muito obrigada. Estou a aprender sozinha em casa, ha alguns meses. E não tenho com quem praticar. Por isso nesta fase, ainda pareço um robot a construir pequenas frases. ;p . Mas obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...