30.11.09

Yatterman

Pensar em Takashi Miike e Yatterman juntos é, no mínimo, uma ideia estranha. Estranha porque ao pensarmos em Miike é inevitável não nos virem à ideia baldes de sangue e ao pensarmos em Yatterman, pensamos em super-heróis, em psicadelismo dos anos 70, muita cor, muito pop, muito alegre, muito kitsch. O certo é que Takashi Miike é o realizador da adaptação da popular série da Tatsunoko dos anos 70 Yatterman para cinema, em formato live-action, mas tanto poderia ter sido Miike como qualquer outra pessoa a realizar este filme dado que o que tem mais força são os cânones da série de anime e não alguma visão pessoal da mesma. De facto pouco ou nenhum traço de qualquer outra obra de Miike é evidente e nem sequer vale a pena tentar encontrá-lo no meio de tanto super-herói, mega vilão e mecha.

Não vi a série Yatterman, apesar de o desejar há alguns anos, juntamente com as outras séries da Tatsunoko, como Time Bokan, mas vi (mesmo que na sua adaptação norte-americana) e sou fã de Gatchaman! Em suma, gosto de anime de super-heróis!

Mesmo não tendo visto o anime Yatterman, logo na introdução percebe-se que tipo de filme é este: um filme de super-heróis, muito kitsch e pop, onde não há lugar para realismo ou ficção científica séria, grave e soturna, mas sim para a comédia, vilões desconexos, que fazem coreografias quando estão satisfeitos, e para mechas completamente loucos. Não sendo tão hilariante como Cutie Honey, trata-se de um filme do mesmo género, até um pouco infantil com uma ou outra piada ecchi pelo meio.

Yatterman é um filme bem divertido, cheio de efeitos especiais psicadélicos do princípio ao fim, com uma intriga bem básica onde os Doronbo, os vilões, querem roubar as 4 partes de uma caveira sagrada que satisfaz o maior desejo de quem a juntar e os Yatterman, duo de super-heróis com vida dupla, querem impedi-los para manter a justiça no mundo. Pelo meio temos o Yatterwan, e outros mechas bem espevitados, explosões cujo cogumelo nuclear tem a forma de caveirinha, vilões trapalhões, uma gaja-boa-má, Donronjo, e um vilão-mor megalómano, Dokurobei, cujo objectivo secreto e final é acabar com o mundo. E, é claro, o amor pervalece!

Gostei das variantes descaradas "Tokyoko", "Shibuyama", o "107", "Narway", "Ogypt" e outros que tais, claramente Tóquio, Shibuya, o 109, a Noruega e o Egipto (respectivamente) e assim sucessivamente. Digamos que à falta de mais referências e não tendo crescido com estas séries nos anos 70, é sempre bom "reconhecer" os locais onde se passa a acção, perceber alguns trocadilhos básicos, mesmo que os disfarces sejam o mais transparentes possível!

Não é um filme ambicioso, foi produzido para ser um entretenimento familiar de Verão, excepto nos efeitos especiais que são incríveis e tecnicamente perfeitos, utilizando da melhor forma possível os recursos à disposição, apesar de tudo menos realistas. A grande vantagem acaba sendo que as novas tecnologias acabam por encorajar o surgimento de adaptações em live-action das séries de maior culto dos anos 70, criando um género de cinema 100% lúdico mas muito, muito engraçado. A grande excepção talvez seja feita à campanha gigante que precedeu a estreia do filme, que deu azo a inúmeros eventos, os típicos roadshows e até (lá vou eu puxar a brasa à minha sardinha) uma boneca Blythe da Doronjo, uma colaboração rara e neste caso completamente bem sucedida!



2009.3.7 公開:映画「ヤッターマン」公式サイト

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...