21.9.10

Comecei a ver: Blood +


Estou a gostar, e muito de Blood +! Gostei do filme, Blood the Last Vampire, mas, (ultimamente parece que digo sempre isto) não sendo o meu estilo de anime só o apreciei sob um olhar mais analítico. A série para TV, Blood +, adiciona à história da adolescente caçadora de quirópteros em Okinawa a dimensão que, para mim, faltava: a emoção e a empatia.

Esta Saya é uma Saya bem diferente da do filme (ainda não vi o live-action, mas calculo que seja semelhante ao outro), é uma rapariga amorosa, comilona, com amnésia, que tem como objectivo final a união da sua família mas mesmo assim está disposta a cumprir o seu destino. A Saya do filme era mais fria e indiferente, portanto menos humana e menos interessante como personagem.

Ao fim de 10 episódios ainda muito pouco do mistério que envolve Saya e os quirópteros foi desvendado, mas a narrativa já sofreu evoluções dramáticas bastante interessantes e já me cativou! A série introduz novas personagens fixas, os dois irmãos adoptivos de Saya, Kai, o circunspecto e caladão e Riku, doce e sossegado. Também introduz um "assistente", Hagi, que, digamos, é quem irá aos poucos guiando e ajudando Saya na sua caça ao quiróptero. Cada episódio evolui bastante, sem partes secantes ou de encher e inclui emoção e acção q.b. para agradar a meninos e meninas. Isso é bom! A introdução de pequenos elementos shoujo, como a partilha de almoços na escola, colégios internos femininos, rosas azuis, etc., contribuem para tornar este anime numa série mais abrangente. Como a mesma teve um sucesso razoável, parto do princípio que os rapazes gostam de um pouco de romance e que as raparigas gostam (ah isso gostam!) de acção.

A arte visual da série é límpida e bastante simples, um character design que faz lembrar bastante Yoshiyuki Sadamoto, de Evangelion, paisagens abertas e claras, mesmo quando está escuro ou faz mau tempo.

Para variar, desta vez gosto dos genéricos, não propriamente marcantes mas bonitos e com canções agradáveis, mas gosto especialmente das ilustrações do genérico final, num estilo muito Osamu Dezaki retro e da canção final, "Kataritsugu Koto" por Chitose Hajime, que já tinha cantado o genérico final de ~Ayakashi~ Japanese Classic Horror.

Esta série é longa e estou a gostar, portanto: aguardem-me!

BLOOD+(ブラッドプラス)
BLOOD+ (ブラッドプラス) 予告編ライブラリー

Animax

_____________
ERRATA: Hagi escreve-se, no nosso alfabeto, com G apesar de se pronunciar J.

1 comentário:

Anónimo disse...

por falar em Blood+ eu encontrei um site que diz os "100 animes mais populares no Japão" esse nome Blood+ lembro-me de o ter lido nesse site, podes tirar daqui nomes e divertir-te até te fartares de animes...(tenho a certeza que não te vais cansar, mas sim chorar por mais) bjo: Bunny http://www.ovelhainflavel.com/index.php?showtopic=2750

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...