12.1.11

Ando a ver: Super GALS! Kotobuki Ran

Algo familiar esta imagem, não? Sim, lembra outra série de anime, aparentemente em nada relacionada com Super GALS!. Quem lê o Anime-comic já deve ter percebido que adoro uma boa citação, principalmente se essa citação é:
1. de uma série anime que conheço;
2. de uma série que conheço e gosto;
3. é bem encaixada na narrativa e feita com humor, de preferência.

Ora bem, a série citada é Ace o Nerae!, da qual já aqui falei, mas que infelizmente ainda não pude terminar de ver, que é um dos grandes clássicos do anime shoujo desportivo e que foi feito por um dos grandes nomes do anime dos anos 70-80: Osamu Dezaki. Na realidade quem vemos nesta imagem é Ran, que na sua multiplicidade de talentos até serve para substituir a capitã do clube de ténis da escola, Hiromi Ryuuzaki! O nome soa familiar? E é! Hiromi é o primeiro nome da protagonista de Ace o Nerae! e Ryuuzaki é o apelido da sua mentora/rival, a rainha do ténis da escola, Ochoufujin, aquela dos canudos no cabelo e laço cor-de-rosa. A homenagem, para além de engraçada é bem feita, foram "pescar" uma das características estéticas mais marcantes de Dezaki, os planos/quadros parados, sem animação, cujo único movimento é um ligeiro afastamento da câmara ou panorâmica. Essa foi uma opção que Dezaki tomou por causa das grandes condicionantes técnicas da época, mas que tem um efeito dramático forte e muito marcante.

E, para variar, Ran vence o colégio rival, com uma perna às costas, mesmo sem treino exaustivo algum, com o objectivo de consumir as prometidas takoyaki que quiser! Só mesmo a Ran!

Continuo a achar curioso como um anime sobre personagens e situações aparentemente fúteis e vazias consegue ser tão engraçado e cheio de conteúdo! Super GALS! Kotobuki Ran continua a ser uma muito agradável surpresa.

超GALS!寿蘭


2 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Lembro-me bem do Ace o Nerae!, embora o meu shoujo favorito de desporto fosse o Attacker You!.
Bons tempos ... :)

Misato disse...

sim, Attacker You! também!!
mas prefiro o estilo ultra-dramático de Osamu Dezaki ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...