3.9.12

Ando a Re-Ver: Majokko Meg-chan


Meg-chan é VIOLENTO!

Poucos dias antes de recomeçar a ver esta série, li algures que a versão italiana, a mesma que passou cá (dobrada em português), teve 3 ou 4 episódios excluídos por causa dessa mesma violência. De todos os episódios que já revi, lembrei-me sempre de alguns detalhes ou imagens, quando não cenas inteiras. O episódio 22 foi muito provavelmente um desses episódios censurados, pois para além de não me lembrar rigorosamente de nada do episódio o tema principal é, no mínimo, polémico: o suicídio. Fiquei curiosa acerca dos outros, pois este, por mais que eu seja contra a censura, até faz sentido ter sido retirado.

Há uns dias, ao trocar ideias com uma amiga, ela disse-me, e com razão, que essa violência faz falta, pois faz parte do dia-a-dia. As séries infantis dos dias de hoje são tão "limpas" de toda uma violência que está presente nas vidas de todos, é tudo tão cor-de-rosa, tão perfeito, que até se tornam pouco credíveis. Se as crianças não têm contacto com essa violência através da ficção, mais tarde quando tiverem na realidade isso pode resultar num choque com consequências imprevisíveis. Nem eu nem a minha amiga somos psicólogas, nem me vou alargar muito mais nesta análise, mas é, para mim, uma questão de bom-senso. E basicamente não foi por a minha geração ter sido exposta a mais violência que as crianças de hoje se tornou numa geração violenta por norma. Até acho o contrário, que somos uma geração extremamente pacífica ou melhor, com falta de iniciativa. Para além disso, sem conflito uma história é simplesmente CHATA!

Uma coisa é certa: para mim, que gosto de filmes de terror e distingo a realidade da ficção, é revigorante ter, numa série para miúdas pré-adolescentes e adolescentes, uma tal crueza e honestidade narrativa. Também presente é um lado extremamente atrevido, a raiar o perverso, sexual (desse lembrava-me bem), onde temos constantemente Chou-san a tentar despir Meg e se calhar, por acréscimo, Non. A cena de Meg na banheira a atravessar a cidade é épica!

魔女っこメグちゃん

DVD R

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...