4.2.13

Ando a ver: Mawaru Penguindrum


Mawaru Penguindrum não é definitivamente uma série vulgar que mistura quatro adolescentes, 3 deles irmãos, um crime horrível, destino e uma segunda dimensão sobrenatural. Sensivelmente a meio da série ainda pouco mais foi revelado que a ligação entre os quatro protagonistas e a existência desse mundo sobrenatural que tanto pode estar na cabeça deles, como não. Vai na volta a explicação é daquelas super simples: estão todos mortos... ou talvez não!

Visualmente Mawaru também é invulgar, utiliza bastante a sinalética do metropolitano, os pinguins como logótipos, as Double H, com significados adicionais que nos obrigam a ver a série com muita atenção. Outra coisa que não pude deixar de reparar é o hospital de Himari ser o Centre Pompidou, em Paris. Ora vejam:

Hospital de Mawaru Penguindrum

Centre Pompidou, Paris
Isto reforça ainda mais o lado surreal da série, uma vez que o Centre Pompidou é um centro cultural de artes plásticas e visuais, uma referência na arte moderna, cuja arquitectura marcou muito a vida cultural de Paris nos anos 80, quando foi construído. O ângulo é ligeiramente diferente, mas as turbinas claramente visíveis na imagem de Penguindrum também existem no Pompidou, aliás foi isso que me confirmou a citação. Adoro encontrar referências destas no anime!

輪るピングドラム

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...