22.2.13

Macross Frontier - os filmes

Não sei porquê mas quando vi a série Macross Frontier não vi os filmes. Naturalmente agora já os vi e de certa forma foi boa ideia ter feito um intervalo.

Macross Frontier: Itsuwari no Utahime e Macross Frontier: Sayonara no Tsubasa são uma espécie de recontagem da mesma história da série e ambos são em sequência. Como tal há detalhes que são diferentes o que torna a coisa um pouco confusa. Talvez por isso, em termos de narrativa, gosto mais da série, que é mais completa. Pelo menos uma coisa é boa, o final é conclusivo apesar de ser deixado em aberto. Talvez este ano, ano do 30º Aniversário de Macross, façam um filme ou coisa parecida pegando nos nozinhos que ficaram por atar. Veremos.

A animação, principalmente dos concertos e sequências de batalha, continua a ser fabulosa e bastante superior à média das séries ou filmes actuais, mas a aposta (sempre boa) nessas sequências foi em detrimento da história que nos filmes tem muitos buracos. É verdade que estamos a ver dois filmes onde o que queremos é ver a resolução do triângulo amoroso Sheryl-Alto-Ranka e a salvação do mundo com uma canção. A permissa de todos os Macross é idiota, portanto nesse aspecto, investindo mais nas personagens, Macross Frontier, até mesmo nos filmes onde têm menos densidade, já é melhor. O certo é que a ideia de salvar o mundo com uma canção, apesar de originalmente de Macross, lembra-me sempre e inevitavelmente o filme Mars Attacks, de Tim Burton, e as cabeças dos aliens macrocéfalos a explodir nos capacetes ao som de 'Indian Love Call'. Não consigo deixar de achar a ideia ridícula.

Ambos os filmes de Macross Frontier funcionam de forma autónoma,  podem ver-se sem ver a série ou vê-los como complemento da série. Como são narrativas alternativas acho que deixam ao espectador escolher as versões que mais lhes convém. Como a animação e toda a produção são de fazer cair o queixo, são definitivamente filmes a ver, pois são deslumbrantes e enchem bastante o olho. Até diria que essa magnificência técnica nos faz esquecer facilmente a permissa um bocado tonta.

劇場版 マクロスF 虚空歌姫~イツワリノウタヒメ~
劇場版 マクロスF 恋離飛翼~サヨナラノツバサ~

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...