
Gostei muito da primeira série, Jewelpet, em que vi semelhanças com Onegai My Melody (também da Sanrio), que aliás adorei. Nesta série são nos introduzidas as Jewelpets, o produto de merchandise da série, e a grande protagonista, Ruby. Como o nome indica, as Jewelpets são mascotes fofinhas associadas a uma pedra preciosa que fazem magia. Às vezes o nome da Jewelpet é indicativo da pedra, Ruby, Garnet, Saffy, outras é menos óbvio, como Diana. Em japonês diamante soletra-se "da-i-a-mo-n-do" e Diana "da-i-a-na", portanto é uma daquelas associações de ideias muito japonesas. Nesta primeira série o mundo dos humanos desconhece a existência das Jewelpets e de Jewel Land, mas facilmente as aceita como se não fosse nada de extraordinário. Vejo aqui inspiração directa em Pokemon, mas mais direccionado para raparigas. Aqui as Jewelpets associam-se a um ser humano que em geral necessita do poder da respectiva Jewelpet. Ruby, cujo poder é a coragem, associa-se a Ringo a quem falta coragem. Para além disso há uma linha narrativa de conquista de poder através do mal com a possibilidade do fim do mundo, que Ruby tem a a missão de combater. A série passa-se metade em Jewel Land e metade no mundo dos humanos.
O character design dos humanos é bonitinho, moderno e simples, sem ser demasiado cor-de-rosa ou cheio de folhos e lacinhos. As personagens são simpáticas e as histórias compensam o excesso de "fofura" das Jewelpets. É uma série que se vê bem, é gira e engraçada e, se o merchandise existente nas lojas portuguesas fosse mais bem feito e engraçado, talvez servisse bastante bem a sua função.

Surge uma sub-narrativa de um drama de gémeos (humanos) separados e da possibilidade da destruição através do excesso de magia negra. Os vilões agora são humanos e não Jewelpets. Fora um ou outro detalhe, a série é muito mais fraca que a anterior e as incongruências são demasiadas.

A cada série vão sendo introduzidas novas Jewelpets, à laia de colecção (mais uma semelhança com Pokemon) e algumas outras personagens. Há Jewelpets que vão ganhando ou perdendo protagonismo conforme a série, tal como Diana, a grande vilã da primeira e mera figurante na terceira. Em Jewelpet Sunshine também são introduzidas personagens antropomórficas que não têm poderes mágicos. O professor Iruka, um golfinho, um gorila, uma cabra, um mosquito... Mantém-se a Rainha Jewelina, a mãe/deusa das Jewelpets.
Há mais duas séries Jewelpet, Jewelpet Kira☆Deco—! e Jewelpet Happiness. Se passarem no Canal Panda depois digo de minha justiça. Das três primeiras recomendo Jewelpet, dispensava Jewelpet Twinkle e veria Jewelpet Sunshine para passar o tempo, pois tem algumas coisas com piada.
Não tenho noção do sucesso das séries entre o público-alvo, dá-me a sensação que em Portugal não serviram a sua função de vender merchandise, talvez por o mesmo ser muito foleiro. Mas não deve ser a série de anime mais marcante que já passou neste canal. Com certeza!
ジュエルペット-宝石の目をもつ33匹のペットたち!|セガトイズ
Jewelpet
TVO テレビ大阪: ジュエルペット 宝石の目をもつ33匹のペットたち!
Jewelpet Twinkel
テレビ東京・ジュエルペット てぃんくる☆
Jewelpet Sunshine
テレビ東京・あにてれ ジュエルペット サンシャイン

Sem comentários:
Enviar um comentário