6.9.13

Jewelpet / Jewelpet Twinkle / Jewelpet Sunshine

Em geral estou sempre de olho nas séries anime que passam no Panda e no Panda BIGGS, onde quase por norma passa sempre um mahou shoujo muito direccionado à comercialização de merchandise. As várias séries de Jewelpet são disso exemplo mas nem sempre parecem ser as mais eficazes.

Gostei muito da primeira série, Jewelpet, em que vi semelhanças com Onegai My Melody (também da Sanrio), que aliás adorei. Nesta série são nos introduzidas as Jewelpets, o produto de merchandise da série, e a grande protagonista, Ruby. Como o nome indica, as Jewelpets são mascotes fofinhas associadas a uma pedra preciosa que fazem magia. Às vezes o nome da Jewelpet é indicativo da pedra, Ruby, Garnet, Saffy, outras é menos óbvio, como Diana. Em japonês diamante soletra-se "da-i-a-mo-n-do" e Diana "da-i-a-na", portanto é uma daquelas associações de ideias muito japonesas. Nesta primeira série o mundo dos humanos desconhece a existência das Jewelpets e de Jewel Land, mas facilmente as aceita como se não fosse nada de extraordinário. Vejo aqui inspiração directa em Pokemon, mas mais direccionado para raparigas. Aqui as Jewelpets associam-se a um ser humano que em geral necessita do poder da respectiva Jewelpet. Ruby, cujo poder é a coragem, associa-se a Ringo a quem falta coragem. Para além disso há uma linha narrativa de conquista de poder através do mal com a possibilidade do fim do mundo, que Ruby tem a a missão de combater. A série passa-se metade em Jewel Land e metade no mundo dos humanos.

O character design dos humanos é bonitinho, moderno e simples, sem ser demasiado cor-de-rosa ou cheio de folhos e lacinhos. As personagens são simpáticas e as histórias compensam o excesso de "fofura" das Jewelpets. É uma série que se vê bem, é gira e engraçada e, se o merchandise existente nas lojas portuguesas fosse mais bem feito e engraçado, talvez servisse bastante bem a sua função.

Jewelpet Twinkle não é bem uma continuação da primeira série mas um spin-off, uma variante. As Jewelpets e as regras de Jewel Land mantém-se sensivelmente as mesmas, mas há uma mudança algo confusa nas personagens humanas. O character design é pior, mais rebuscado e menos interessante, com o tal excesso de folhos e lacinhos que não tinha na série anterior. Os nomes de algumas personagens mantém-se e quando isso não acontece é o character design que emula o da série anterior, aliado a personalidades a semelhantes. Torna-se confuso pois o universo alterou-se, agora as Jewelpets já fazem parte do quotidiano e os humanos têm a possibilidade de estudar magia em Jewel Land (uma possibilidade inédita e rara na série anterior), mas aparentemente as personagens humanas são as mesmas e não o são. E portanto é melhor não pensar nas duas séries em continuidade. Esta série passa-se 75% em, Jewel Land e o tempo no mundo dos humanos corre muitíssimo mais devagar, podendo as raparigas ficar descansadas quanto à sua ausência.

Surge uma sub-narrativa de um drama de gémeos (humanos) separados e da possibilidade da destruição através do excesso de magia negra. Os vilões agora são humanos e não Jewelpets. Fora um ou outro detalhe, a série é muito mais fraca que a anterior e as incongruências são demasiadas.

Jewelpet Sunshine melhora um pouco mas não o suficiente. É mais uma vez um spin-off, o character design volta a ser mais apelativo mas continua a emular os anteriores e volta a surgir a sub-narrativa dos gémeos separados. Desta vez não há um grande vilão prestes a destruir o mundo, apenas uma série de episódios no final que trazem um desequilíbrio na magia. Ao contrário das séries anteriores, agora os humanos não fazem magia mas estudam internos em Jewel Land como se fossem estudar para o estrangeiro. Nada demais. Achei imensa piada às duas Jewelpets mais fofinhas, Labra e Angela serem mas mais subversivas, aparecendo com armas pesadas, a citar o Easy Rider e Angela transforma-se em mota e vence corridas com a rebelde Shouko (uma humana). Esta série passa-se 95% em Jewel Land e o tempo corre ao mesmo ritmo em ambos os mundos.

A cada série vão sendo introduzidas novas Jewelpets, à laia de colecção (mais uma semelhança com Pokemon)  e algumas outras personagens. Há Jewelpets que vão ganhando ou perdendo protagonismo conforme a série, tal como Diana, a grande vilã da primeira e mera figurante na terceira. Em Jewelpet Sunshine também são introduzidas personagens antropomórficas que não têm poderes mágicos. O professor Iruka, um golfinho, um gorila, uma cabra, um mosquito... Mantém-se a Rainha Jewelina, a mãe/deusa das Jewelpets.

Há mais duas séries Jewelpet, Jewelpet Kira☆Deco—!Jewelpet Happiness. Se passarem no Canal Panda depois digo de minha justiça. Das três primeiras recomendo Jewelpet, dispensava Jewelpet Twinkle e veria Jewelpet Sunshine para passar o tempo, pois tem algumas coisas com piada.

Não tenho noção do sucesso das séries entre o público-alvo, dá-me a sensação que em Portugal não serviram a sua função de vender merchandise, talvez por o mesmo ser muito foleiro. Mas não deve ser a série de anime mais marcante que já passou neste canal. Com certeza!

ジュエルペット-宝石の目をもつ33匹のペットたち!|セガトイズ
Jewelpet
TVO テレビ大阪: ジュエルペット 宝石の目をもつ33匹のペットたち!
Jewelpet Twinkel
テレビ東京・ジュエルペット てぃんくる☆
Jewelpet Sunshine
テレビ東京・あにてれ ジュエルペット サンシャイン

Canal Panda

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...