4.9.13

Panty & Stocking with Garterbelt

Esta é a série anime mais desbragada que já vi! De todos os animes mais "fora" ou subversivos que tentei ver até agora, aparentemente apenas Panty & Stocking with Garterbelt foi aquela que pegou. O primeiro que tentei ver foi Oh! Super Milk-chan mas o mais que consegui arranjar foram uns meros clips. Mais recentemente tentei ver Mach Girl, da qual só encontrei o primeiro episódio. Mas o nome Gainax certamente pesa, pois consegui ver Re: Cutie Honey, que aliás adorei. Novamente o peso do nome Gainax faz-se sentir e Panty & Stocking caiu na boca do povo. Mas o facto não deixa de ser intrigante.

Panty & Stocking é do mais subversivo que vi até à data, juntando um character design mais colorido e estilizado, a fazer lembrar as Powerpuff Girls e outras séries de Genndy Tartakovsky para a Cartoon Network, a uma narrativa debochada, sexualmente explícita e sem vergonha absolutamente nenhuma, o que é, no mínimo, surpreendente. Como sempre gostei de coisas subversivas e sempre me deparei com a incompreensão ou falta de apelo à maioria das pessoas, pergunto-me o que, para além do nome Gainax e um character design brilhante, que grita para eu fazer bonecas de papel, tornou a série tão popular. Séries subversivas, sejam elas anime ou outro estilo, tendem a ser quase sempre séries underground ou de culto e raramente passam daí. Os seus fãs são fiéis, mas poucos.

Isto leva-me a outra questão. Foi o cosplay que me despertou a atenção para esta série. Houve uma altura em que em qualquer evento havia sempre alguém de Panty, Stocking ou outra personagem da série. Claro que não é só isso que me leva a ver uma série, ao pesquisar percebi que era bem capaz de gostar e realmente é raro a Gainax nos oferecer algo menos que bom. É verdade que muitas vezes o que me leva a ver uma série anime ou ler uma manga é o aspecto visual, e creio que estou longe de estar sozinha nisto. O que me faz continuar a ver ou a gostar já não é apenas isso, mas a narrativa, como está construída e como empatizo com ela e com as personagens. Se o aspecto visual e da narrativa estão equilibrados, isso faz essa série de anime entrar no meu top de séries que recomendo. Então voltemos à questão que me tem martelado na cabeça desde que comecei a ver Panty & Stocking: Será que os cosplayers da série a viram e têm verdadeira noção do que ela trata? Elas fazem dança de varão na transformação e usam roupa interior como armas! Para não falar nas diversas cenas a raiar a pornografia que entram em todos os episódios. Eu sei que cada vez há menos tabus sexuais e que os adolescentes são bem mais espevitados do que há 10-20 anos, mas P & S não é um anime fútil e tem mais camadas para além de uns gráficos coloridos e apelativos. Não consigo deixar de acreditar que parte dos cosplayers que veste fatos de Panty ou Stocking o faz com uma grande dose de ingenuidade e que outra parte o faz com uma dose de exibicionismo. Acredito que haja verdadeiros fãs pelo meio, mas também acredito que sejam uma minoria. Não digo isto com intenções de criticar as escolhas de cada cosplayer, mas conhecer e gostar da série e personagens retratadas em geral ajuda muito no resultado final e torna o passatempo menos fútil.


Para além do lado subversivo e dos gráficos coloridos, nota-se que Panty & Stocking é uma série com uma produção surpreendente, para além de a animação não falhar, a série alia diversos estilos gráficos. Primeiro temos o estilo gráfico principal, tipo Powerpuff Girls, nas transformações em anjos de Panty e Stocking surge um estilo mais anime tradicional, com proporções mais longinlíneas, traço fino e detalhes, estilo esse também usado sempre que as meninas seduzem alguém, e por fim, os fantasmas explodem em 3 dimensões, em stop motion como nos super sentais. Pelo meio aparecem às vezes outros estilos, por exemplo à South Park, e outros. Mama! Esse investimento, que implica técnicos com aptidões diferentes, demonstra que há um orçamento alto e uma produção rigorosa e cuidada.

A série tem um ritmo muito acelerado, bem reforçado por uma banda sonora synth-pop, cujo genérico inicial é da autoria de Taku Takahashi, dos m-flo, episódios curtos (cada episódio tem duas histórias) e uma linha narrativa base muito simples. Elas são anjos caídos e têm de reunir suficientes moedas celestiais para voltar ao céu. Achei piada cada episódio ter um título que é uma citação de algum filme, série, música ou outro aspecto da cultura pop bastante conhecidos: Death Race 2010 (Death Race 2000, no original), Sex and the Daten City, Catfight Club, Pulp Addiction, High School Nudical, com gráficos a condizer e participações especiais de personagens dos filmes de Robert Rodriguez, Quentin Tarantino e afins. Muito bom!!

D City Rock - We are Angels [Anarchy] - TeddyLloyd ft. Debra Zeer

Panty & Stocking with Garterbelt - Gainax.net
Panty&Stocking with Garterbelt -パンティ&ストッキングwithガーターベルト

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...