19.4.19

Kazuo Koike


Kozure Ookami (Lone Wolf and Cub) foi das primeiras mangas que comprei na vida, das poucas que tenho em inglês e não japonês. A edição da Dark Horse é, dentro das edições americanas de manga, uma das melhores. Livros de pequeno formato, em volumes com mais que um capítulo, e não os "fascículos" de meia-dúzia de páginas, formato normal dos comics, mas que não é adequado à manga.

Só li Lone Wolf, nem sequer cheguei a ler Crying Freeman, de Kazuo Koike, que acabou de nos deixar, mas é uma das melhores mangas da minha biblioteca e das que li. Uma história mais realista que a clássica manga histórica, contando as façanhas de um Ronin que vagueia com o filho pequeno, num Japão feudal conturbado. Não li, mas vi o fabuloso filme Lady Snowblood, cuja manga e argumento também são dele.

De uma outra forma, perdemos mais um dos grandes da manga, que ajudou a criar um estilo e a trazer a manga para o Ocidente. Lone Wolf and Cub deu origem a uma série de filmes (japoneses), que sempre quis ver e nunca vi, e Kazuo Koike inspirou muitos autores de comics norte-americanos, colaborando inclusive nalguns. Tal como Monkey Punch e o seu Lupin, Koike é daqueles autores tão marcantes e tão imitados, que a origem já se diluiu no tempo.

Kazuo Koike (Wikipedia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...