2.5.21

Ando a ver: Naruto Shippuden

Andava sem nada para ver ao pequeno almoço e o anime cada vez mais escasseia nos canais de TV, quando me lembrei que estava a dar Naruto Shippuden na SIC Radical. Já tinha desistido de Naruto quando começou a engonhar, ainda antes de Shippuuden, mas resolvi dar-lhe outra oportunidade.

Infelizmente não foi assim tão simples. O primeiro choque foi estar dobrado em português. Lembro-me claramente de ouvir o Naruto a dizer os seus clássicos "~dayo" e de certos nomes definitivamente em japonês. Não sou 100% contra as dobragens, mas prefiro sempre legendado, sobretudo quando se trata de uma série demasiado "pesada" para passar num canal generalista de manhã, que ainda por cima passa num canal como a SIC Radical, canal para adultos, ou jovens adultos, onde o argumento de ter de ser dobrado para a compreensão das criancinhas não se justifica. Mas adiante. A outra crítica é que a SIC Radical não cumpre horários e tem sido raro conseguir ver episódios inteiros (gravados na box). Ou vejo o finzinho, ou perco o início (menos mau) ou nem gravo o episódio. 30 a 40 minutos de desfasamento é demasiado e a culpa é inteiramente da SIC Radical que não cumpre os horários que envia às operadoras.

Isto tudo torna-se ainda mais complicado numa série que deixou de ser linear, tem imensas personagens, imensas narrativas paralelas, alternativas ou em flashback, e resolveu contar tudo tintim por tintim. A história evoluiu, apesar de ainda engonhar bastante. Quando comecei a ver, na temporada 8 ou 9, nos parâmetros da SIC Radical, estavam todos envolvidos numa batalha interminável, com várias frentes, onde eu não estava a pescar grande coisa. Mas lá fui preenchendo os buracos, de alguma coisa serve o engonhanço, e a batalha já terminou e a guerra aparentemente ganha. SPOILERS: tudo remonta à pré história daquele mundo, e a guerras entre deuses.

Mas Naruto Shippuden tem qualidades, uma delas é ir beber à mitologia animista japonesa e, de certa forma recontar essa história nos parâmetros do "ninjutsu" daquele mundo. Naruto está menos idiota, Sasuke menos pedante, a Sakura menos ingénua e, no geral todos estão mais interessantes. Continuo a ter como preferidos o Itachi, o Kakashi, o Iruka-sensei, o Jiraya, o Rock Lee, o Neji, o Shino, o Gaara, a Tsunade, acrescentei os pais de Naruto, o tipo do polvo (o nome fugiu-me), o Primeiro Hokage e mais uns quantos, que foram agora novidade. Agora que cheguei a uma parte onde aparentemente o Naruto e o Sasuke finalmente se reconciliaram, resolvi finalmente postar.

Em vez de deixar de engonhar, Shippuden complicou mais ainda a narrativa, recontou parte da história que tinha visto em Naruto, mas com os pais dele vivos e basicamente explicou a coisa. Como há sempre algo mais para esticar, sei que ainda tenho uma série de episódios pela frente, mas a narrativa principal está esclarecida. Gostava de ter visto tudo, no meio dos episódios que a box não gravou, estava a história da origem do Gaara, que continuo sem saber. Snif... Mas também não tenho paciência para rever tudo. Se quando chegar ao fim a SIC Radical recomeçar, talvez tente rever.

Séries muito longas têm esse defeito, acabo por só ver parte, perco episódios pelo meio e acabo por não perceber bem a história. Não gosto o suficiente de Naruto para ficar realmente com pena, mas a história, engonhanço à parte, até é interessante e as personagens são bem construídas.

N A R U T O ーナルトー疾風伝

SIC Radical 


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...