19.6.21

Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha Hen

Mais uma vez o trabalho deitou-me um anime no colo: Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha Hen, o filme de Kimetsu no Yaiba. Esta é mais uma daquelas séries que fiquei a conhecer através do cosplay, quando há alguns anos houve um boom de pessoas a fazer cosplay de Tanjiro ou Nezuko. Fiquei com alguma curiosidade, mas pouco mais...

O que me vale, para o trabalho, é que o filme vale por si e não foi preciso ver a série para perceber o contexto. E, em caso de dúvida, nada que uma pequena pesquisa na Wikipedia não resolva.

Kimetsu no Yaiba é um shounenzinho simpático, com as clássicas personagens maniqueístas, mas que se passa no início do séc.XX, ou fim do XIX, onde crianças são Caçadores de Demónios. O filme é uma espécie de episódio alargado, como aliás muitos filmes anime, surgidos de séries. 

A história, apesar de simples, está contada de uma maneira eficaz. Logo na segunda cena, através do modo como entram na missão, percebe-se o carácter de cada um dos Caçadores e a outra informação relevante é-nos dada quando encontram o mentor, Rengoku. As personagens são carismáticas q. b., provavelmente mais ainda para quem viu a série, e a história e a acção desenrola-se de forma linear, sem grandes surpresas. Por outro lado, os vilões, os demónios, são demasiado irritantes e nem dá gozo vê-los a apanhar. E depois, surge uma excelente oportunidade de usarem o seu ponto fraco e é desperdiçada.

O filme explora temas do sobrenatural, dimensões, subconsciente ou chakras, que suponho já tenham sido bastante abordados na série. Também é mais um que usa os elementos, água, fogo, vento e terra, neste caso é rocha, como o principio maniqueísta de caracterização dos protagonistas. Felizmente também introduz variantes, o que torna a série interessante. Outro grande ponto de interesse é eles seguirem técnicas de combate dos samurais, portanto com katanas, e o contexto da era Meiji (entretanto li algures que é era Taisho - 1912-1926), que torna o guarda-roupa automaticamente interessante, com muitos kimonos e semelhantes, com combinações de cores e padrões algo incomuns no anime.

É óbvio que muitas das temáticas são baseadas no folclore sobrenatural nipónico e no kaidan. É principalmente por isso que agora quero ver a série e ler a manga. Isso e o facto de o filme ser bem construído, mesmo que dois terços sejam combates. E o raio dos vilões têm a mania dos discursos wagnerianos, não se calam, rais'parta!

Tecnicamente, o filme é soberbo, gosto da imagem geral, dos cenários, de se passar sobretudo à noite (por motivos da narrativa) e, estranhamente, acho que o character design fofinho se integra muito bem nos cenários mais realistas. A paleta de cores foca-se em cores de pedras preciosas e a animação é muito boa. Não gostei muito do character design dos demónios, têm detalhes interessantes, como as íris, mas no geral acho-os demasiado complicadinhos. A animação 3D é demasiado 3D, isto é, não se funde inteiramente com a restante animação. As cenas de luta e invocação das técnicas são muito bem coreografadas, uma pessoa não fica perdida, e as técnicas são mesmo bonitas. A grande melhoria no anime dos anos 2000 em diante, é que já não se vê animação inconsistente e mesmo as séries de baixo orçamento são muito bem feitas. Portanto, é redundante ainda falar na qualidade da animação. 

Porque será que quando vejo a maioria dos shounens, parece que estou num jogo de combate, tipo street fighter? Dragon Ball Z é assim, Naruto é assim, Saint Seiya é assim. Basicamente os protagonistas vão saltando de luta em luta, fazendo pequenos upgrades a cada vitória. 

Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha Hen é um filme simpático, que certamente irá agradar mais aos fãs, mas que se vê muito bem independentemente disso.

劇場版「鬼滅の刃」 無限列車編

 


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...