11.7.21

A Bershka Fez Asneira Outra Vez

soquetes Supii-chan e Kero-chan

Há pouco mais de dois anos, a Bershka já tinha alguma roupa com estampas com um ar "anime", mas ou eram imagens muito básicas, de séries super populares, como Pokémon ou Dragon Ball, ou eram colagens de ilustrações com um ar anime genérico, mas que não eram de série nenhuma. E todas elas neutras ou mais para rapazes ou crianças pequenas.

Entretanto na Primark, na secção de homem, apareciam ocasionalmente t-shirts de Dragon Ball, Naruto, Boku no Hero Academia, Pokémon (esta também às vezes na secção de criança) e pouco mais. Que tenha notado, nenhuma outra cadeia de fast fashion, talvez a Pull & Bear ou a H&M, tiveram t-shirts ou outras peças de roupa directamente ligadas ao anime. Tipicamente também, em todas estas cadeias, roupa com estampas da cultura pop, fora a Barbie, My Little Pony e pouco mais, só surgem nas secções de homem, rapaz ou criança.

Há uma geração inteira, que cresceu com o boom do anime dos anos 90, desejosa de t-shirts e afins das séries que os marcaram e a Bershka parece finalmente ter descoberto o filão. A primeira "colecção" digna do nome, foi a de Sailormoon, há cerca de ano e meio, tímida com uma t-shirt e um hoodie, com fundo preto. Pouco tempo depois, lançaram uma segunda colecção, desta vez com fundo branco, mas também com poucas peças. Mais seis meses e saiu a de Cowboy Bebop, também com poucas peças, mas desta vez mais arrojada, fundo amarelo e estampa holográfica. Tudo peças simples, unisexo, mas as imagens bem escolhidas, não foram as primeiras a aparecer numa busca do Google Images.

Mas tudo descambou com a colecção de Evangelion, com bastante mais peças, mas a usar sempre as mesmas 2 imagens da Rei ou da Asuka, pouco ou nada de Shinji ou dos EVAs, e um aproveitamento extremamente pobre dos excelentes gráficos da série. As peças estampadas também eram muito banais e como as imagens escolhidas também o eram, pareceu um design preguiçoso, para não dizer pior.

colecção Card Captor Sakura,
Bershka 2021

Eis que chegamos a esta semana e a Bershka lança uma colecção Card Captor Sakura! CLAMP! Em roupa, no ocidente! Mesmo sendo Sakura a série mais popular das CLAMP, é coisa para celebrar! Vou ao site ver a colecção e mega decepção!  Basicamente têm 2 estampas, as 2 faces das Clear Card, na frente com a Sakura, no fato cor de rosa do 1° genérico, e uma manta de retalhos de capturas de ecrã da série... As peças de roupa principais parecem pijamas foleiros de homem, e as que se destacam, o crop top anos 2000, as calças de ganga rasgadas e as soquetes, não são nada de especial ou não são suficientemente neutros. O top e as calças são muito juvenis, muito para miúdas de 12 anos, que, vá lá, ao menos são o público-alvo de CCS, e as meias muito infantis. Para além disso, só usam cores pastel (yuck!) e nem no rosa acertaram, o rosa de CCS é mais para o salmão. Basta fazer uma busca no Google, ou até mesmo na Amazon, para encontrar peças bem mais interessantes e com outras cores, como o vermelho, preto ou o dourado, ou mesmo um rosa mais forte, mais característico de CCS.
Mas não é só anime, a colecção de Powerpuff Girls consegue ser pior e a de CCS, apesar dos designs mais masculinos, é para miúdas dos 10-13 anos... no comments...

Card Captor Sakura na Amazon.com 

Os japoneses são muito estranhos com estas coisas, e vou apenas falar das CLAMP aqui. As CLAMP são super ciosas do merchandise das suas séries e raramente o design falha ao seu escrutínio, mas quando as coisas passam para o Ocidente, parece que estão a lixar-se para o que fazem com elas.
Se por um lado estou deveras contente por haver cada vez mais roupa com desenhos de anime, e também de anime shoujo, disponível e acessível em lojas genéricas, o design ainda fica muito aquém e revela por vezes um desconhecimento das séries por parte dos designers. Até mesmo o merchandise oficial, licenciado da Hello Kitty e da Sanrio, tem muito melhor qualidade e design o que é fabricado no Japão, que o do Ocidente, mesmo que seja produto de luxo. Mas depois, como há pessoas sedentas dessa roupa, acabam por esgotar na mesma. Como sempre fui mais selectiva, mesmo com t-shirts de concertos, etc. só compro se gostar do design. Isso resulta que, anos depois ainda uso essas peças, com orgulho e na rua, não é envergonhadamente como pijama, em casa.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...