14.10.05

Paradise Kiss

Definitivamente Ai Yazawa está na moda no Japão. Este mês começou a dar na Fuji TV a adaptação da manga Paradise Kiss que é uma espécie de Gokinjo Monogatari - próxima geração. Algumas personagens vêm inclusive de Gokinjo como Miwako, a irmã mais nova de Mikako, e Arashi, o "suposto" filho de Lisa.

Infelizmente não há dinheiro para tudo e ainda não li esta manga, portanto não sei a história como deve ser. Pelo menos sei que tem a ver com moda, modelos, Shibuya e outras temáticas comuns ao universo da autora. Também me parece que a história deve ser realista nas relações entre personagens.

Pelo que vi nos sites oficiais da série de anime, ao character design foi dada uma "lavagem" mais realista, o que pode agradar a mais público, mas que tenho imensa pena, pois uma das características de que gosto mais da manga de Ai Yazawa são os excelentes e originais desenhos. De qualquer forma, na manga, há uma clara evolução, para um traço mais sofisticado e adulto de Gokinjo para ParaKiss.

Mesmo com esse senão (para uma primeira impressão o character design conta muito), estou muito curiosa acerca deste anime, e já pude perceber pelo site oficial que, na banda-sonora, até tem música dos irreverentes Franz Ferdinand.

Todo este investimento que tem estado a ser feito numa mangaka, até à pouco tempo só conhecida entre as elites coloridas de Shibuya e Harajuku e num anime com tendências mais pop, modernas e ligadas à vivência de jovens adultos no Japão mas não só, mostra que os japoneses já não pensam mais só no próprio mercado, bastante fechado que se auto-consumia. Hoje-em dia há uma maior diversificação para grupos menores e mais underground de públicos-alvo e uma valorização das culturas pop subversivas japonesas que, inspiradas na cultura pop (e não só) ocidental, foram transformadas num universo muito próprio dos japoneses que, pelo seu exotismo, chamou bastante a atenção dos ocidentais.

http://www.shodensha.co.jp/parakisu/index.html [JP]
http://parakiss.tv/_pkiss/ [JP]
http://blog.excite.co.jp/parakisstv [JP]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...