
Tsubasa CHRoNiCLE é um anime cuja história se arrasta infindávelmente e cuja premissa não é suficientemente forte para agarrar tanta seca. Parece que as CLAMP ficaram sem ideias e resolveram criar uma manga/anime que reúna todas as suas personagens, criadas até então, adicionando mais algumas novas, juntando tudo num mesmo pote com a "desculpa" dos mundos alternativos e viagens interdimensionais. O problema é que com tanta "alternativa" o carisma de certas personagens, algumas das minhas favoritas, tais como Arashi e Sorata, da manga X, fica de tal forma diluído que perdem o interesse que outrora tiveram nos seus verdadeiros contextos.
Para além disso o grande motivo porque a história se arrasta é o facto de as personagens principais de Tsubasa CHRoNiCLE ficarem 2, 3 ou 4 episódios no mesmo mundo/dimensão, com a resolução a ficar progressivamente mais longe.
De tudo, a única coisa de que gostei verdadeiramente é da banda-sonora, excepto talvez as duas canções dos genéricos, essas não acho nada de especial. A banda-sonora até parece descoordenada com este anime, em que nem a qualidade da animação se tem safado, de tão boa que é. Tem uma sonoridade algo world music, com influências várias, mas essencialmente asiáticas, fazendo lembrar alguns outros trabalhos no género como as bandas-sonoras de Macross Plus, pela fantástica Yoko Kanno, ou de Last Exile.
Neste momento vou a meio da série, insisto para ver até ao fim porque ainda me resta alguma curiosidade para ver como as coisas se desenrolam e para dar uma última oportunidade a este anime. Também quero ver até ao fim pois não sou pessoa de deixar coisas a meio.
A esperança é pouca, mas, quando vir a série até ao fim, cá me manifestarei.
ツバサ・クロニクル