22.5.07

Comecei a ver: Lady Georgie

É mais uma maratona de Lady Georgie que outra coisa... ou seja, sou viciada nesta série. Mesmo já a tendo visto, INTEIRA, das duas vezes que passou na RTP, quando finalmente a encontrei (infelizmente não encontrei o original, mas a versão italiana), não consigo parar de ver...

Lady Georgie, da mesma desenhadora de Candy Candy, Yumiko Igarashi, e de Izawa Man (história) é uma das séries anime do meu top 10, mesmo não sendo a primeira da lista (Candy Candy). Comparando com a sua irmã mais velha, esta série tem uma produção muitíssimo mais cuidada e com outro tipo de investimento. Mas tanto a manga como a sua produção é posterior. Já apanha o início dos áureos anos 80 do anime e bebe do sucesso das outras séries shoujo semelhantes. A história é também mais madura e cruel que a de Candy Candy, mas na manga a diferença ainda é mais clara.

Apesar de a protagonista (Georgie) não me cativar do mesmo modo que Candy (que é mais maria-rapaz e menos subserviente) há, definitivamente, qualquer coisa de especial neste tipo de histórias e de anime que me vicia para todo o sempre. Claro que a qualidade gráfica da série é um factor que pesa imenso na minha preferência, mas também o tema do amadurecimento das relações amorosas apimentadas com dois quase-incestos, muito próximos do folhetim, cenas de ciúmes doentios, que aliados à diferenciação rígida de classes dos ingleses, intriga política e crime não transformam esta série numa xaropada de levar ao vómito, como seria de prever.

Estou a gostar imenso de rever esta série, exactamente porque arrisca mais em termos narrativos (gráficos também, pois há algumas cenas de nudez parcial, masculina e feminina), tanto que fiz uma pequena pausa no re-visionamento de Candy (que ando a ver com muita calma). O facto de saber o final da história na manga, que é mais intenso mas que apresenta uma resolução mais coerente que a do anime, ajuda a imaginar o que me intrigou imenso nos visionamentos anteriores.

Esta é uma série muito marcante, que é uma pena também ter sido arrastada para os intermináveis processos de direitos de autor que a desenhadora provocou.

12 comentários:

Anónimo disse...

eu tenho 1 episodio em portugues e adoro!^^ so gstva d ver o resto..achas q n m pds arrnjar, s fosse em pt entao!o meu mail eh joanaitmiranda@hotmail.com. diz alguma coisa!

Misato disse...

Só tenho em italiano, como aliás menciono no post.

Procura na net, que achas. Este blog não é fornecedor de anime.

Anónimo disse...

Eu adoro esse anime! x D Quando era pequenina via imenso quando passava na RTP...mas nao m lembro de praticamente nada. Apenas tenho alguns episodeos gravados na altura...uns 5 de quando ela era mais nova. Tens a versao em portugues toda completa? Se quiseres responde-me para o meu mail - nitacrystal_15@hotmail.com

Misato disse...

Lê o meu comentário anterior, para a resposta.

Patty Miyao disse...

Estão no site mininova.org os torrents para a série completa! Julgo que na versão original japonesa com subs em inglês!

Misato disse...

Obrigada, mas parece-me que estão em alemão...

Anónimo disse...

Oi. Por acaso vi um episódio em espanhol no Youtube e gostei bastante. Acho que sou capaz de o ter visto quando era pequena, mas não me lembro. Podes arranjar-me os outros episódios?

O meu mail é blue_dolphin@live.com.pt

Misato disse...

Digo e redigo:
Para arranjarem esta série PROCUREM NA NET!!!

Anónimo disse...

K SAUDADES! o3o
eu gravei a serie TODINHA em cassete e via akilo vezes e vezes sem conta....
e dps irritavam-se cmg pk eu andava pla casa a imitar a joaninha! XD omg, já era otaku com 5 anos e n sabia...
tenhu BUE saudades disso e d um anime k n sei como e k s chama mas tinha como persongaem principal uma rapariga chamada Judy Abot(penso k seja ssim o nome dela).

Misato disse...

Shing-Lang: aqui ao lado, nas séries, vê Daddy Longlegs. É a série onde aparece a Judy Abbott, uma das minhas preferidas, ali podes ler os meus comentários à série.

Anónimo disse...

Oi oi eu adoro a serie da joaninha tenho duas cassetes e tenho a serie completa em italiano. Mas gostaria de ter em portugues sera que alguem me consegue arranjar em portugues?

Misato disse...

Anónimo: se fores ao blog Animania Pura (encontras o link nos meus blogs favoritos), lá a CC anda a reunir esforços para conseguir que seja editada a versão portuguesa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...