16.12.07

Acabei de ver: Romeo x Juliet

Após uma pausa, finalmente terminei de ver este anime. De certo modo passei a ver o conjunto com um olhar refrescado, menos influenciado pelas estratégias narrativas que nos colam ao écran e à expectativa de continuar a história.

Achei a segunda metade deste anime mais fraca e um pouco mais mal feita do ponto de vista técnico. A fraca qualidade técnica dos episódios 14 e 15 teve uma grande influência nisso. O facto de nalguns destes episódios do meio a história se arrastar um pouco também não ajudou.

Mas, a curiosidade de saber como se iria resolver a conclusão da história e se afinal Romeo e Juliet morreriam, foram motivo suficiente para ultrapassar um meio um pouco perro. A segunda metade desta série leva uma reviravolta grande, onde a grande motivação de Juliet passa a ser o seu "dever" de proteger e salvar os habitantes de Neo Verona, em detrimento do seu grande amor, Romeo. De facto a grande motivação da série também passa a ser essa, com a excepção de Romeo que, apesar de preocupado com a população, luta até ao fim pela sua Juliet.

Mesmo sendo bem escrita esta conclusão, com cenas de acção e românticas muitíssimo bem feitas que não ficam nada aquém do início da série, tenho bastante pena do desvio da motivação da peça original, pois Romeo e Juliet deixam de ser os 'star crossed lovers' de Shakespeare, a grande força da história deixa de ser o seu amor, para passar a ser salvar aquele 'mundo que ambos partilharam'. Mesmo ficando essa falha presente, há duas ou três cenas, lá para o fim, entre Romeo e Juliet que nos preenchem e fazem com que a série mantenha os padrões de qualidade a que nos habituou. A minha favorita é a cena do duelo entre Romeo e Juliet, ambos com armaduras muito semelhantes, claramente não são inimigos, apenas se trata de uma luta entre o dever e o amor onde só um dos dois pode vencer. A seguinte despedida dos dois é lindíssima e fica para sempre marcada como uma das melhores cenas entre os dois, em toda a série.

Como conclusão, esta é uma série marcante, extremamente bem executada, que vale, definitivamente, a pena ver.


ロミオ×ジュリエット

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...