4.12.07

Nippon Koma 07: dia 2

Infelizmente por razões de trabalho não pude assistir à sessão da tarde, portanto, não dá para comentar.

Negadon é um divertido filme em 3D, comemorativo de um aniversário dos kaiju eiga, ou seja filmes de monstros, género popularizado pelos filmes da Gojira (Godzilla). O 3D hiperrealista é excelente excepto quando chega às figuras humanas, onde se espalha ao comprido, parecendo as personagens feitas de borracha (será que é uma homenagem aos fatos de monstro em borracha originais?). Mas a realização e a montagem resolvem bastante bem esse problema não fazendo muitos planos de pessoas, filmando quase toda a acção em planos bastante fechados ou distantes, que, para além de facilitar tecnicamente, dá uma sensação claustrofóbica muito interessante que valoriza muito o filme.

5cm por segundo é um bonito filme, muito romântico, em três partes, sobre a história de amor entre dois adolescentes que, devido a uma separação, a deixam por resolver. O character design e os cenários lembram e muito as produções da Gainax, em particular Kare-Kano e Eva. Este filme retrata com fidelidade o excesso de timidez e a dificuldade dos japoneses em demonstrar emoções, especialmente as amorosas. Como tudo nos é mostrado de forma bastante poética, e com a típica analogia entre as pétalas de cerejeira e a neve, o filme comove e não enjoa.
Ao ver o filme em sala cheguei à triste conclusão que o ser humano hoje-em-dia se sente constrangido com o romantismo e ri, como se não houvesse outra reacção possível. É pena, talvez esta experiência explique muita coisa...

Negadon-The Monster From Mars
秒速5センチメートル

Culturgest

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...