6.12.07

Nippon Koma 07: dia 3

Com mesmo muita pena minha, mais uma vez foi-me impossível ver a sessão da tarde. Hoje fiquei particularmente triste pois tratava-se da sessão Loop de Tóquio, onde foram apresentadas diversas curtas de animação de várias épocas, uma espécie de resenha da história da animação japonesa. Duplamente pena pois a sessão das curtas de animação tem vindo, ao longo das várias edições do Nippon Koma, a ser sempre a minha favorita...

Por outro lado os variados documentários que tenho vindo a assistir nesta mostra têm sido um excelente modo de conhecer a sociedade japonesa no seu melhor e no seu pior. Campaign enquadra-se como uma luva nessa aprendizagem. É um filme onde se vê claramente a dualidade da sociedade japonesa, onde um enérgico político iniciante é obrigado a seguir protocolos extremamente rígidos, se calça luvas (brancas) ou não, se faz a vénia adequadamente, o que deve dizer, o tempo que demora a montar pormenores como o estandarte da campanha, o modo de distribuir folhetos, com quem e como deve ou não falar, etc... Por outro lado vemos as comadres que apoiam a campanha a fazer intriga dos vizinhos do bairro e a apontarem os defeitos do novo candidato, que ainda por cima não é da terra, ou então a fúria da mulher de Yamauchi (o candidato) por ser menosprezada por causa de conceitos retrógados e chauvinistas, que vão contra as convicções políticas do partido e do próprio marido.

No decorrer do filme passamos de ocidentais a rirmo-nos do ridículo de certas situações pouco naturais e demasiado japonesas para passarmos a simpatizar com a simplicidade, honestidade e ingenuidade de Yamauchi, pouco comuns a um político, seja qual for a sua nação. Como extra temos a aparição do ex-primeiro ministro Koizumi, o único em mangas de camisa (arregaçadas) o que contrapõe a formalidade imposta pelos seus co-partidários de hierarquia inferior. Aliás essa diferença no traje também se nota nos candidatos dos outros diferentes partidos, sendo o único que partilha essa formalidade, o grande opositor do Partido Democrata Liberal, o Partido Democrático.

Campaign

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...