7.9.08

Ando a ver: Galaxy Express 999

Sendo a série comprida, neste momento ainda só vi cerca de 10%. Nestes 10% já foram estabelecidas as personagens principais, as suas motivações e os mistérios da série.

Por mais que Tetsuro diga à boca cheia que quer um corpo mecânico para poder viver para sempre, está constantemente a contradizer-se à medida que vai encontrando seres que ou estimam o seu corpo de carne e osso ou se arrependem por terem abdicado dele.

Já Maetel é outra história: até agora não percebemos bem qual o seu motivo para embarcar no 999, apenas sabemos que conhece e está à vontade em quase todos os planetas, parece que já fez outras vezes esta viagem e que está na viagem para chegar à estação final. Ela está bem equipada e preparada para todas as intempéries que possam a vir cruzar os seus caminhos e é bastante protectora de Tetsuro, mas permanece sempre um lado misterioso onde não percebemos as suas verdadeiras motivações.

Porque será que ela faz subtilmente de tudo para desencorajar Tetsuro de se decidir por um corpo mecânico? Porque será que, apesar de tudo, Maetel quer que Tetsuro leve a sua viagem até ao fim? Estará Maetel verdadeiramente contra a mecanização? Estas perguntas e muitas outras são um simples mas inteligente estratagema narrativo que faz com que se acompanhe inúmeras histórias individuais para descobrir o que o destino reserva a Tetsuro e quem será verdadeiramente Maetel.

Cada novo planeta é uma nova história num cenário ingenuamente exótico. Quando as histórias são trágicas, em geral os protagonistas são humanoides belos, mas que perderam os seus objectivos mais altruístas algures pelo meio. A beleza exótica do espaço é sempre realçada, através dos olhos inexperientes de Tetsuro. Mas tanta beleza em geral esconde sempre um lado sombrio. Por mais que as histórias individuais se assemelhem grandemente, e já sabermos como termina cada episódio, no decorrer da história, nas peripécias e nas pequenas diferenças é que acaba por estar a magia de Galaxy Express 999.

銀河鉄道999

3 comentários:

Nuno 'Azelpds' Almeida disse...

Eu adoro o universo, e personagens como a Maetel e o Capitão harlock, apesar de várias vezes me sentir quase perdido tal a quantidade de obras ou episódios consoante o caso. +_+

Misato disse...

Como compreendo isso!!
Por isso é que ando a ver tão devagarinho.

Nuno 'Azelpds' Almeida disse...

Esta série em particular só posso ver mesmo devagarinho, já que não existem muitos episódios com legendas por enquanto. :p

Por isso parei após 10 episódios (salvo erro), senão já sei como é...:(

Uma outra série comprida que acho fantástica, e que pode ser que um dia lá consiga acabar de ver os episódios todos, é Legend of the Galactic Heroes. É brutal e faço tenções de um dia escrever algo sobre ela quando sentir que lhe consigo fazer justiça em palavras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...