9.11.09

Cosplay@FIBDA 09


Finalmente volto cá, dizem que o bom filho à casa torna e aqui estou eu! Não tenho consumido muito anime e daí a minha ausência deste blog, mas ultimamente a minha vida tem estado bem preenchida de anime se bem que de outras formas.

Antes de mais fui novamente à apresentação anual da Professora Suyama e da Tokyo Kogei, chamada "Beyond Kawaii" este ano, que nos trouxe para além de curtas-metragens de ex-alunos ou de alunos finalistas alguns dos próprios autores que apresentaram os seus filmes. Foi muito interessante ver os autores cara a cara e renovou a vontade de voltar para o ano!

Mas intensa foi a BD Amadora deste ano que teve diversos eventos relacionados com o anime: uma versão reduzida da apresentação do "Beyond Kawaii", uma mesa redonda com diversos autores de manga europeus, incluindo três portuguesas e uma luso-descendente sueca (uau, isto soa bem!), exposição de trabalhos dos mesmos (alguns mesmo muito bons), o lançamento do filme Evangelion 1.01 - You are (not) alone (farei um post exclusivo mais tarde), pela NCreatures e ainda 2, sim dois dias de cosplay.

O primeiro dia de cosplay foi o costumeiro Cosplay@FIBDA, em que a razão de fatos bons para fatos maus aumentou consideravelmente para meu gáudio e satisfação. É maravilhoso ver que o cosplay em Portugal está saudável e a crescer bem e dou os meus maiores parabéns à organização que tem mantido com grande esforço e apoio limitado da organização da BD Amadora este evento. O segundo dia foi dedicado à eliminatória nacional para o Euro Cosplay, que teve poucos mas muito bons participantes.

Desta vez não me esqueci da máquina em casa e tirei uma bela dose de fotos! Para ilustrar este post coloquei um retrato do meu cosplay preferido deste ano: Himawari a partir de uma ilustração da manga xxxHOLiC. Foi o meu preferido porque estava extremamente bem executado, nada de colado a cuspo ou atalhos para apressar o trabalho, e também porque gosto bastante da série e da personagem e já me tinha babado toda para o fato na ilustração de onde foi baseado. Só acho que um bocadinho de maquilhagem ajudava a abrilhantar mais o cosplay, está um pouco pálida demais a rapariga. Apesar de não ter sido a grande vencedora, todos os outros vencedores estão de parabéns e mereceram os respectivos prémios!

O segundo dia foi preenchido por cosplays no geral espectaculares, onde a tarefa da escolha era bem difícil, pois não havia um único fato mau ou mais ou menos. O meu preferido foi o de Medusa de Petshop of Horrors, um anime de que não gostei mas onde realmente o trabalho visual é muito interessante. Pena é que não passa daí. Pelo meio havia uma boa dose de anime mais "old school", incluindo um Eva-02 e uma Saori/Athena de Saint Seiya. O grande e merecido vencedor foi o Sephiroth, de Final Fantasy 7, que teve a infelicidade de não ter a logística do lado dele, o fato é enorme e a entrada para o auditório tinha uma altura de cerca de 2m, que já é baixa à partida...

Disponibilizei as minhas fotos numa galeria do Picasa, agradecia que os leitores mais dedicados me possam ajudar a completar os nomes das séries, personagens e cosplayers, comentando as respectivas fotos, visto que ninguém nasce ensinado. Escusado será pedir que mencionem a origem das mesmas caso as queiram utilizar.




BD Amadora

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu consigo reconhecer personagens de Inuyasha (Inuyasha e Sesshomaru), de Code Geass (Lelouch e Euphemia), Naruto (Gaara) e Fate Stay Night (Saber). Há cosplays muito bons :)

Misato disse...

obrigada Anónimo, essas personagens também eu já consegui identificar. já não faltam muitas mas há lá algumas que continuo sem saber quem são.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...