3.4.10

Summer Wars

Não tenho visto anime ultimamente, daí o estado de abandono deste blog, mas o anime veio ter comigo... Por razões profissionais veio me parar às mãos este filme magnífico, Summer Wars! [bom trabalho o meu, não?]

Summer Wars conta-nos a reviravolta de 180º que o mundo de Kenji, um génio da matemática, dá, quando a sua colega Natsuki o "contrata" para um trabalho de Verão. Kenji, Natsumi, os Jinnouchi, a família dela, e Sakuma, o seu melhor amigo, vivem num futuro próximo, onde as pessoas vivem uma segunda vida no mundo virtual de OZ. Mas, ao contrário do que este resumo deixa a entender, o cenário deste filme é campestre e dentro de uma tradição o mais japonesa possível.

A história, sem fazer spoilers, é muito inteligente, utilizando bem os contrastes entre a tecnologia sofisticada e os pequenos detalhes da vida no campo. Esse contraste também é notório entre a família minúscula e urbana, solitária e quase sem interacção social, de Kenji (filho único, pais separados e ocupados com os empregos) e a família gigante, unida, meio louca e tradicional de Natsuki.

Escusado será dizer que os preparativos para a festa do 90º aniversário da bisavó, Sakae, as pequenas quezílias entre parentes, as rivalidades, um passado rico, uma casa belíssima e gigantesca, todo o historial familiar que remonta à era dos Samurais e as histórias que daí advêm, são um regalo para os olhos e ouvidos e quase que todos queremos fazer parte daquele bando de loucos amistosos.

Apesar da estranheza inicial, o elemento estranho, Kenji, acaba por ser o catalisador de diversos eventos que vão desde os preparativos para a festa de aniversário à possível destruição do mundo. O certo é que, todos unidos, esta família de gente doida consegue se superar, encontrar novos talentos e, claro, acolher o seu mais novo elemento.

A animação de Summer Wars, sendo produzido pelos estúdios Madhouse, é sem mácula, utilizando uma estética naturalista, que faz lembrar Toki o Kakeru Shoujo, uma tendência recente entre filmes do género, e uma estética muito Takashi Murakami para o mundo de OZ, onde os avatares são tão variados e criativos quanto as pessoas os utilizam.

vídeo de abertura do filme e apresentação do mundo de OZ

Recomendo vivamente o site oficial, mesmo não compreendendo a língua japonesa, pois tem uma série de informação acerca do filme, tal como a árvore genealógica dos Jinnouchi, vídeos, wallpapers e uma série de posters do filme.

映画「サマーウォーズ」公式サイト [JP]

Quem tiver possibilidade, este filme e outros dois filmes produzidos pela Madhouse, vão passar em sala durante o festival de cinema independente Indie Lisboa, na secção Indie Júnior. A programação estará no site para a semana.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...