17.1.24

Shin • Ace o Nerae!

De todas as séries Ace o Nerae! (dorama à parte) Shin • Ace o Nerae! é a mais completa. Ace o Nerae! só conta a primeira parte da história, até Hiromi ter a sua primeira partida de ténis importante. Ace o Nerae! 2 e Ace o Nerae! Final Stage contam a segunda parte da história, mas perdem o foco do ténis, Shin • Ace o Nerae! termina com a ida de Hiromi para um torneio internacional e a morte do treinador Munakata. Um bom momento para rematar a história. 

Comecemos pela parte técnica e artística. Desta vez tanto o character design como os cenários são mais banais, mais de acordo com o que se fazia na época, final dos anos 70. O character design lembra um pouco o do meu herói, Shingo Araki, que trabalhou em vários animes da TMS, mas não neste. Faltam os planos congelados de Osamu Dezaki e a sua realização hiper dramática, mas o resultado é decente. A animação melhorou consideravelmente e a série segue-se com o entusiasmo costumeiro. Até as canções do genérico são mais à moda da época, a do inicial alegre e entusiástica, a do final uma enka romântica, que acompanha ilustrações das personagens principais.

Como tem mais episódios e termina um pouco antes de Final Stage (posterior a esta versão), tem alguns clássicos episódios de encher chouriços, mesmo que tal não seja muito óbvio, não temos um episódio para relembrar o que já passou, como muitas séries às vezes insistem em fazer. Também tem personagens extra, como Saeko Horiki e um bando de australianos,  além dos que aparecem nas outras séries.

O final é o que mais gostei, com Munakata delegando a protecção de Hiromi a Todou, e assim também permitindo que ambos terminem eventualmente juntos. O final de Hiromi fica em aberto, com ela, Todou, Reika, Ranko e afins a caminharem para carreiras de sucesso no ténis internacional, sem dilemas existenciais sobre se se profissionalizam, se estão velhos (com 20 e poucos anos!) para o ténis internacional, etc., etc., etc.

No geral é tudo menos doentio, menos obsessivo e menos outonal. De todas elas acho que Shin foi a série anime de que gostei mais, onde os defeitos maiores das outras ou são minimizados ou desaparecem.

Mas o fim deixa-me algumas questões: o que raio aconteceu a Kiyoko Otowa? Depois de resolvido o bullying a Hiromi, ela desaparece sem deixar rasto, como se os animadores desistissem de a desenhar. Continuo a achar o sistema de pontuação do ténis das coisas mais idiotas num desporto de "duelos". Mas o ténis continua a ser um dos desportos mais apelativos para mim, mesmo que tenha apenas jogado em partidas mais que informais e nunca o tenha levado a sério.

新 • エースをねらえ!



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...