17.11.05

Re: Cutie Honey

Finalmente vi os 3 OAVs de Re: Cutie Honey que são divertidíssimos!!!

Re: Cutie Honey pertence a um projecto da Gainax de reedição da velhinha e muito adaptada manga, dos anos 70, de Go Nagai, Cutie Honey que também incluiu um também muito divertido filme live action. A última adapatação que tinha sido feita, Cutey Honey F, era engraçada mas estava mais para Sailormoon que para o original de Go Nagai. Apesar de eu só ter visto os anime adaptados da manga (não vi tudo, tudo) e nunca ter lido a manga, como há mais que uma adaptação acho que dá para perceber que esta versão se volta a aproximar do espírito ecchi (pervertido-atrevido) mas cheio de humor de Go Nagai.

Os OAVs seguem mais ou menos a mesma história do filme live action e, ao mesmo tempo complementam-se. São ambos tão divertidos que é quase impossível vê-los com olhos maliciosos. Ambos, mas o anime em particular, partilham do mesmo humor perverso em que as mulheres difícilmente ficam muito tempo vestidas. Eu costumo dizer que a permissa do filme Barbarella é despir a Jane Fonda e, por mais que mostrem que o tema é a amizade, em Re: Cutie Honey, acho que a permissa é a mesma.

Mas a importância dos sexos e o modo como são trabalhados é mesmo engraçada:
As mulheres são todas poderosas e não vacilam nas suas decisões. Em contrapartida a grande maioria dos homens são uns bananas, onde os mais engraçados são os polícias-figurantes, sempre em forma caricaturada, que riem e guincham com vozes de mulher, que não fazem mais nada senão fugir do perigo e encher o cenário. A excepção é Seiji, que nos serve mais de narrador ou explicador dos porquês das nanomáquinas e como elas funcionam em Honey e nos Panther Claw e o, já morto, professoar Kisaragi, criador de Cutie Honey.

As mulheres, como já disse, são poderosas, rés-vés dominatrix, cujo exemplo máximo é Cobalt Claw, uma das generais da arqui-inimiga dos humanos e de Honey, Sister Jill, vestida com um fato bondage de vinyl azul cobalto. E todas as mulheres mais novas são despidas mais cedo ou mais tarde na história, incluindo as colegas de escritório de Honey.

Ainda temos a carne para canhão dos Panther Claw que são os (homens) androides vestidos de preto com uma rosa vermelha ao peito, que não fazem mais nada a não ser atirar com metralhadoras.

Por toda a história há piscadelas de olho, bastante típicas da Gainax, como, sempre que Cutie Honey aparece as pessoas menosprezarem o seu poder e chamarem-lhe de "cosplay onna" (a mulher em cosplay). O gag mais engraçado acontece quando, no primeiro OAV, a confusão da luta vai parar bem no meio do COMIKET (Comic Market, uma das maiores feiras de banda-desenhada no Japão, onde vão imensos cosplayers) e Honey consegue fugir.

Outra piscadela de olho aconteceu na promoção do filme e do projecto quando, Hideaki Anno, um dos grandes da Gainax, apareceu vestido de Panther Claw!

http://www.re-cutiehoney.com [JP]
http://www.gainax.co.jp/anime/re_cutie/index.html [JP]
http://www.toei-anim.co.jp/shop/dvd_recutie/ [JP]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...