29.11.05

Nippon Koma: dia 1

Nippon Koma é um ciclo de cinema japonês, centrado sobretudo em animação de autor ou alternativa e em documentários, que vai já na 3ª edição, na Culturgest em Lisboa. Desde a primeira edição que deu para perceber que o grande mérito deste ciclo é se poder ver coisas a que difícilmente se teria acesso de outra forma.

O programa das duas sessões de hoje foi a projecção integral da série de anime Paranoia Agent do muito conhecido Satoshi Kon. O bom de ver uma série inteira de seguida é ter-se uma visão do conjunto e a resolução sem a ansiedade de esperar uma semana por cada episódio. A série é curtinha, tem 7 episódios e foi produzida para passar no canal de cabo Wowowow, que tem feito uma aposta séria em anime.

A história desenvolve-se de uma forma bastante surrealista e é contada sob dois pontos de vista: primeiro o das vítimas do 'Shounen Bat' e depois pelo ponto de vista dos investigadores e da investigação. O interessante é que as personagens, mais ou menos desequilibradas, são todas muito ricas e muito realistas, apesar de a história nem sempre ser realista no modo como é contada. Através delas vemos diversos estratos, nem sempre agradáveis e políticamente correctos, da sociedade japonesa, como por exemplo a velhota sem-abrigo que vive (como todos os sem-abrigo no Japão) numa tenda de linóleo azul num jardim público, ou o pai que fotografa a filha adolescente na sua privacidade e vai a prostitutas pedir-lhes que lhe chamem de "paizinho".

Esta foi talvez a sessão comercial do ciclo, se bem que, amanhã também vai dar o muitíssimo famoso Memories de Katsuhiro Otomo, famoso pelo Akira.

Pena foi a primeira sessão (das 18h30), onde passaram os primeiros 4 episódios ter sido dobrada em inglês com legendas em inglês e, pior, com a imagem, originalmente a 16:9 (letterbox), a 3:4 (écran de televisão), portanto distorcida. Como dei por isso fui chamar a atenção ao projeccionista e, felizmente, na sessão seguinte os erros foram ambos corrigidos. Num ciclo com a qualidade que costuma ter o Nippon Koma, não se pode admitir que o anime seja menosprezado como num qualquer canal de televisão, sómente porque o japonês é uma língua estranha e incompreensível para a grande maioria.

http://www.culturgest.pt/actual/nippon_koma.html
http://www.paranoiaagent.com/

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...