19.1.06

~ Ayakashi ~ Japanese Classic Horror


Acabadinho de estrear, este anime, só ainda vi o primeiro episódio. O subtítulo foi o que me despertou a curiosidade e, ao ler umas notas que os subbers fizeram, quis logo ver. Este é mais um anime, assim como Paradise Kiss, do novo bloco da Fuji TV, Noitamina, que visa um público mais adulto.

Pelo que até agora percebi o anime vai consistir em histórias independentes (ou não), mas o primeiro episódio baseia-se nos factos que deram origem a uma das peças clássicas de Kabuki (Kizewamono, histórias fantásticas, entre outras), Tokaido Yotsuya Kaidan, de Tsuruya Nanboku IV, que, por sua vez, originou um género muito popular no cinema japonês, o fantástico de terror.

Como a história está dividida, ainda não me vou pronunciar sobre a narrativa. Mas, apesar de me lembrar sempre com alguma nostalgia dos Clássicos da Literatura Japonesa, série que deu há alguns anos na RTP e que partilha, de certo modo, o conceito, gostei muito do modo como este universo da era de Edo foi transposto para a modernidade.

Toda a tecnologia moderna é aqui experimentada e muito bem conseguida. O facto de já não se pintar os acetatos e a cor ser digital resulta numa enorme vantagem estética, usando jogos de luz e sombras, enriquecendo a imagem com texturas e facilitando o uso de padrões nos tecidos, efeitos anteriormente muito difíceis de conseguir. Nos anime mais antigos evitava-se usar tecidos estampados por ser muito moroso e complicado animá-los. Dado que a era de Edo é uma das mais ricas, visualmente, no Japão, séc.XVII-XVIII, contemporânea do Barroco ocidental, imaginar um anime com este tipo de contexto, pintado artesanalmente em acetatos, perde-se logo muito do ambiente.

Não gostei particularmente do character design, parece que todos têm cara de mau e olhos demasiado rasgados (aqui está uma contradição à imagem mais comum do anime), mas serve na perfeição ao ambiente fantástico e de terror e às torturadas personagens.

Achei curioso o hip-hop na música do genérico de abertura, que não fica mal, apesar da estranheza ao início. A música do genérico final já está mais de acordo com o contexto, mas também não é má, apesar de não ser particularmente marcante.


http://www.toei-anim.co.jp/tv/ayakashi/index.html [JP]
http://freya.tv/gg/[gg]_~ayakashi~_Japanese_Classic_Horror_01_-_pdf_notes_[02E0CE18].pdf [EN]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...