11.3.06

Osen

Às vezes dá-me raiva o acesso a manga e anime ser limitado no ocidente às modas de outros países, ou às vagas do comércio televisivo. Com isso é difícil ter acesso a obras mais limítrofes, ou de géneros menos populares no ocidente. Só mesmo indo a uma livraria no Japão e cuscar todas as manga existentes. Se uma pessoa lá viver, faz-se bem, mas quem porventura só pode ir ocasionalmente (ou nem isso) não dá nem para trazer tudo o que se deseja e muito menos actualizar-se como deve ser, tal é a variedade.

Ao vaguear num site japonês à procura de outras coisas, encontrei uma manga, da qual não sei nada, pois os únicos sites que encontrei, sem serem japoneses (e esses também não abundam), com informação tanto sobre esta manga como o autor parecem-me ser em hebraico (se não forem, perdão, mas os caracteres são bonitos).

A dita manga chama-se Osen, o seu autor Kikuchi Shouta (きくち正太), e é publicada pela Kodansha. Digo autor porque o nome me parece masculino e a manga shounen (o que na realidade não garante nada), mais uma vez, se estiver errada, quem souber me corrija. O título, Osen, quer dizer "poluição" ou "contaminação" e o autor é algo prolífero, tendo, pelo menos, 10 títulos publicados, sendo aparentemente este um dos mais recentes. A manga já vai em 10 volumes e as capas são todas incríveis (este exemplo é do 7º volume). Digamos que as ilustrações são uma variante das artes tradicionais japonesas, mas com um traço moderno e nada convencional.

Espero conseguir mais informação desta manga e, quem sabe, algum exemplo do artwork interior a preto e branco.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...