10.12.06

Nippon Koma 06: dia 6

A sessão de hoje à tarde valeu o Nippon Koma inteiro! O filme Ski Jumping Pairs: Road to Torino 2006 é simplesmente hilariante! Numa edição anterior do Nippon Koma (estou com demasiada preguiça para ir ver qual delas foi) já tinham passado a sequência em 3D da 3ª parte deste filme, e já nessa altura despertou em mim valentes gargalhadas. Desta vez saí da sala cheia de lágrimas de riso.

Ski Jumping Pairs é um fakumentary (=falsomentário - se é que o género poderá existir) onde se simula, em três episódios, o acompanhamento do "drama" que foi o percurso da modalidade de saltos de ski em pares, desde a sua invenção/descoberta até ao reconhecimento como modalidade olímpica. Não fora o subtil humor japonês e a sucessão de disparate após disparate, cada vez mais descabido, o filme está de tal forma bem feito que convence. Todos os elementos que denunciam a ficção vão aparecendo em crescendo, provocando, de início apenas estranheza no espectador até o levar, por fim, com o 3D das sequências de saltos, às lágrimas de riso. Um excelente ensaio de humor e inteligência.

A sessão da noite apresentou um clássico do anime Ghost in the Shell: Innocence, um filme daqueles que já toda a gente viu, menos eu, que normalmente só costumo ver estes filmes se mos colocarem à frente e eu estar com preguiça suficiente para ficar ali a vê-los. Dentro dessa mesma preguicite é assim que acabo por ter visto este filme no Nippon Koma. Já que ia ver os filmes todos, já agora vejo o filme que todos os não-fãs de anime que dizem que apreciam anime já viram.

Sobre o filme em concreto, daqui a uns dias há de estar uma crítica minha no Cine-Asia, e aí falarei do que achei.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...