22.3.09

Silent Möbius: the movie 2

Descobri, graças ao Twitter, um site com TV japonesa em directo, e acabei por ver esta tarde uma relíquia dos anos 90, o filme Silent Möbius 2.

Silent Möbius não é, definitivamente o meu estilo de anime preferido, mesmo dentro do cyberpunk, mas é um anime/manga pelo qual tenho um carinho especial, pois foi a primeira manga que comprei na vida, ainda numa edição da Viz em inglês e a cores, no início dos anos 90. É claro que não escolhi, basicamente quando topei o volume da manga, apelidada de "graphic novel", na loja Yellow das Amoreiras (onde é agora a Bertrand), percebendo que se tratava de banda-desenhada japonesa, já não saí da loja sem ela! Digamos que foi o início de uma bela colecção...

O filme é um filme de qualidade acima da média, principalmente para a época em que se trata, que não faria feio frente a filmes actuais em termos técnicos, de animação, cenários, desenho de personagens, etc. Não sou grande fã do desenho de personagens, apesar de semelhante ao da manga, é mais rígido e rectilíneo, perdendo alguma beleza e languidez do traço de Kia Asamiya.
Onde o filme falha, a meu ver, é mesmo na história, demasiado básica, quase equivalente a um qualquer episódio de uma série televisiva, pouco aprofundada e pouco desenvolvida. O filme é curtinho, tem pouco menos de uma hora, mas poderia ter mais sumo narrativo. Esse é um aspecto em que os actuais filmes mudaram bastante, apostando muito mais na narrativa que nos anos 90 onde se apostava alto nos gráficos e animação.

Está visto, era um filme que não morria por ver, mas de que tinha alguma curiosidade. De certa forma é uma interessante viagem ao passado e bom para ver as diferenças instaladas pelo digital e pelas várias evoluções dos gostos e do mercado.

FreshVerse

Streaming

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...