10.5.09

Ando a ver: Naruto



Segundo os especialistas na matéria (que eu decididamente não sou) Naruto na SIC-Radical acabou de entrar na fase de encher chouriços, isto é, já se deu e terminou o duelo Naruto-Sasuke.

Confesso que para mim já pelo meio houve uns tantos episódios de encher e não fiquei satisfeita com a introdução temporã dos carismáticos Akatsuki para depois voltarem a desaparecer, e apesar de ter gostado da reviravolta que os combates individuais dos companheiros de Konoha levaram, com a adição dos seus anteriores rivais da areia, eu teria saltado algumas partes.

Quanto ao combate Naruto-Sasuke, o grande motivo deste post, surpreendeu-me bastante! Enquanto que esperava muito mais do combate Naruto-Gaara, principalmente devido a Gaara parecer invencível, o mesmo decepcionou-me bastante e, apesar de uma ou duas vezes isso me agradar, já começo a ficar farta de todo e mais algum duelo importante ser intercalado por imagens da história pessoal dos intervenientes. Neste duelo Naruto-Sasuke foi o que gostei menos até porque a maioria das imagens e história de Sasuke já tinham sido contadas poucos episódios antes, portanto estavam frescos na minha memória.

Gostei imenso do duelo: o cenário foi excepcionalmente bem escolhido e se em vez de espremerem mais a história do massacre do clã Uchiha tivessem contado um pouco do que se passou anteriormente ali, talvez introduzisse mais força a esse mesmo cenário. As cenas da água, se bem que algo irrealistas na sua limpidez e calma (é um rio e uma cascata), que até me fizeram lembrar o mar de Conan, o Rapaz do Futuro, são magníficas e o combate é intenso e longo o suficiente para satisfazer q.b., apesar do seu final deixar tudo demasiado pendurado. E pensando que durante algum tempo nada de extraordinário irá suceder, essa perspectiva torna-se ainda mais decepcionante.

Ao seguir no momento três dos animes de maior sucesso no Japão (e não só) nos últimos anos, Naruto, One Piece e Detective Conan (infelizmente nenhum título shoujo), não consigo deixar de comparar com a situação de há mais de 10 anos atrás, pré-Evangelion, em que séries com um sucesso equivalente como Dragon Ball ou Sailormoon, ficam tecnicamente muitíssimo atrás apesar de muito bem tratadas dentro dos parâmetros da época. Todas estas três séries têm um character design muito próprio e individual, tornando-se facilmente reconhecíveis mesmo sem a presença de personagens chave, coerência de expressões e de directores de animação ao longo dos episódios (coisa que não acontecia nem em Dragon Ball nem em Sailormoon), narrativas bem elaboradas, apesar da sua longevidade extraordinária que mantém o interesse dos espectadores, mesmo sendo possível perder um ou outro episódio e, sobretudo, a excelente qualidade da animação. Essa qualidade é em parte proporcionada pelo abandono da pintura de acetatos à mão em prol da pintura digital, o que permite um maior investimento nessa área, mantendo, até mesmo em séries mais comerciais e secundárias um alto padrão de qualidade que só tende a melhorar.

Voltando a Naruto e ao duelo Naruto-Sasuke, a animação, para além de extremamente bem feita, é muito interessante, lembrando no estilo o filme Tekkon Kinkreet, e fez um excelente uso dos cenários e do character design, nunca descurando a meio, mesmo com a "intrusão" das cenas de Sasuke e dos Uchiha. A série Naruto, em geral, continua a ter um cuidado excepcional na banda sonora, brilhante nesta sequência, apesar de no geral já não gostar tanto das canções dos genéricos como gostei das primeiras.

Vamos lá ver se escrevo acerca de Naruto antes da série terminar, só um muito bom motivo me levará a fazê-lo, ando a mentalizar-me para aturar um pouco de seca, mas eu sou teimosa e muito paciente, portanto aguentarei até ao fim. E se a SIC-Radical estrear então Naruto Shippuuden, confiando no que me têm dito, pretendo continuar a acompanhar.

NARUTO-ナルト-

SIC-Radical

7 comentários:

Nothingman disse...

Também gostei desse combate. Não me lembro bem em que episódios aconteceu mas depois disso assisti a mais alguns episódios e desisti de ver. É que era tanta "palha" que me fartei e passei para outros anime.
Tenho que ver se tomo coragem e recomeço a ver. É que já me disseram que a Shippuden está muito porreira.

Misato disse...

o que tenho ouvido, dos fãs hardcore, é que agora basicamente seria mais prático saltar para o fim e depois seguir Shippuuden que aparentemente está bem interessante.

Anónimo disse...

Misato sabes me dizer se o Naruto no Animax passa com legendas em português.
E já agora queria saber se e-mail do teu site AnimePT é este:minis.box@gmail.com, porque enviei-te um e-mail com contribuições no final do mês de Abril, se for este já o mandei novamente.

Misato disse...

Não tenho Animax, mas parto do princípio que sim, até prova em contrário. Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) sei que infelizmente está com a infeliz dobragem portuguesa.

Sim, o mail é esse.

jyooruje disse...

Eu estou na fase de encher chouriços no Naruto agora... :S. Realmente esse combate foi muito porreiro e com boas animaçoes, e a entrada dos ninjas da areia pra ajudar a equipa de konoha deixou-me preplexo (qdo comecei a ver que alguem os ia ajudar pensei logo "la vem os sensei de konoha salvar os putos... again". Naruto no animax e legendado!

Anónimo disse...

como fã do naruto sei que o combate naruto-sasuke foi o climax da primeira parte ( se seguissem a manga reparavam que é ai que acaba a primeira parte seguido so o kakashi gaiden, que conta o modo como ganhou o sharingan)... mas os episodios a seguir ao combate sao mesmo "palha"... como sigo os episodios semanalmente na intrenet,já vou na fase shippuden...por isso aconselho a quem nao quer ver a "palha" ou ve-la mais rapidamente que vá a internet procurar os episodios e siga a partir daí sem esperar pela sic radical...porque o shippuden esta muito mais interessante

Misato disse...

bem... nem eu, que tenho paciência de santo e já vi de fio a pavio animes muuuito chatos, aguentei a fase de encher chouriços de Naruto. um dia destes lá zappo para a SIC-Radical e vejo se já passou...
e, Anónimo, não gosto o suficiente de Naruto para me dar ao trabalho de fazer o download, prefiro esperar pela SIC-Radical.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...