9.10.05

Gokinjo Monogatari

Foi lançada, dia 27 de Setembo, uma DVD-box com os 50 episódios de uma das séries anime que mais quero ver nos últimos anos. Chama-se Gokinjo Monogatari, ou seja, História de vizinhança.

Já sou fã desta série há bastante tempo, mais ou menos desde que vi um artigo na Newtype, em 1995, quando o character design me despertou a atenção por ser imensamente original e as personagens me pareceram muito interessantes.

Entretanto consegui comprar a manga de onde a série é baseada, da muitíssimo conhecida agora, Ai Yazawa, por causa do recente lançamento da adaptação ao cinema de uma outra manga, posterior, dela, Nana.

A história é simples, fala de uma rapariga, Mikako Kouda, e de um rapaz, Tsutomu Yamaguchi, que, desde crianças, sempre viveram a portas meias, no mesmo prédio. Os dois andam na escola secundária Yazagaku, segundo a autora, a escola onde ela gostaria de ter andado, que, na realidade, não existe no Japão. É uma escola de artes, um pouco à semelhança da António Arroio, em Lisboa, ou a Soares dos Reis, no Porto. Claro que, sendo a escola arrojada que é, a obrigatoriedade japonesa de usar uniforme não existe e a fauna que a habita, começando por Mikako e Tsutomu, acabando na directora da escola é bastante colorida "à japonesa" (ver os livros Fruits e Fresh Fruits da Phaidon).

Mikako, juntamente com as amigas, a punk Lisa e a abonecada Pi-chan, estuda estilismo e o sonho dela é ter a sua própria loja e marca de roupa, a Happy Berry. Tsutomu, na realidade, está na Yazagaku mais por causa de Mikako, mas é diariamente confundido, na escola e na rua, com a estrela do momento, Ken Nakagawa, vocalista dos Mambo. A história dos dois vai evoluindo, Tsutomu tem uns namoricos com algumas raparigas, Mikako morre de ciúmes, mas os dois gostam mesmo um do outro e, eventualmente acabam por começar a namorar.

À volta dos dois ainda circula um grupo grandinho de personagens. A mãe de Mikako que é mangaka (desenhadora de manga, muito à semelhança da própria Ai Yazawa), as duas amigas de Mikako, a madura Lisa que vive com o namorado e a infantil Pi-chan que faz bonecos de pano e peluche, a "gaja boa" de serviço, Mariko que de rival passa a amiga de Mikako, Toku-chan que é uma espécie de conselheiro/irmão mais velho dos dois, o frio e carismático Yusuke, o rock-a-billy Jiro, Ayumi, uma rapariga doce e inteligente que se junta mais tarde ao grupo, o rasta Shintarou, irmão mais novo de Mariko e ainda, claro, os gatos Kuro (Preto) de Mikako e Shiro (Branco) do pai dela.

O grupo de colegas junta-se para vender os seus artefactos na feira da ladra lá do sítio baptizando o stand de Akindo. Mikako vende roupa, Lisa roupa de criança, Pi-chan bonecos de pano, Tsutomu objectos (é ele também que faz a escultura da Berry-chan, a mascote da marca de Mikako), Yusuke desenha retratos, Jiro faz joguinhos de computador e Shintarou vende ídolos/totens 'Haniwa' de barro.

A história, acompanhando o evoluir da relação de Mikako e Tsutomu, também foca os amores e desamores do resto do grupo, o reatar da relação dos pais separados de Mikako (e gravidez da mãe da irmã de Mikako, Miwako), a evolução da carreira de Mikako que acaba por ir estudar estilismo em Londres.

As roupas, claro está, são um desfilar de fazer inveja a qualquer fashion victim, passando por todos os estilos. É um regalo para os olhos, um anime e manga muito invulgares, muito interessantes e divertidos!

http://www.toei-anim.co.jp/shop/dvd_gokinjo/

5 comentários:

Anónimo disse...

eh taaaaaaaaaaaaaaaaaaaan fof esse anime eh pena só haver subs ate ao ep 6 -_-

J.word disse...

Sou louca para ver o anime T_T
Bem, valeu ler o manga...

Misato disse...

eu adoro esta manga! ;)

Hotarully disse...

a onde eu poderia encontrar o mangá? ainda não li, nem vi, o anime/mangá. Por isso fiquei com medo do spoilers... Se puder me informar ficarei muito grata

Misato disse...

Hotarully, sinceramente não sei. Eu tenho numa edição italiana, que comprei em Itália há mais de 10 anos e a japonesa, que comprei mais ou menos na mesma altura. não faço a mínima ideia se há edições noutras línguas. Talvez haja uma edição brasileira?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...