13.5.06

Protesto

Hoje vi um episódio da fabulosa série Noir, mas nem tudo estava OK, via a Mireille, a Kirika e a Cloe esticadinhas.

Nos últimos tempos há uma "moda" nos anime de serem em formato 16:9, não tenho absolutamente nada contra isso, considero apenas uma opção estética. O que não percebo é porque raio a SIC-Radical, se compra as séries nesse formato, depois as emite em 3:4.

Tenho um amigo que tem uma televisão panorâmica e que fica todo satisfeito quando as séries são transmitidas assim (também aconteceu com Last Exile), isto porque os limites da imagem são esticados para atingir os limites do écran, mas se a série for emitida com as famosas barras negras ele acaba por ver a imagem a "nadar" no meio do écran. Por isso é que eu, com uma banal televisão de 3:4, as vejo esticadinhas e ele, com uma televisão panorâmica (16:9) as vê como deve ser.

Por mais que compreenda o ponto de vista do meu amigo, aqui é que está o problema: acredito que a grande maioria dos portugueses pertencem ao meu grupo e têm uma televisão clássica 3:4 e, portanto, vêm a maioria dos anime da SIC-Radical distorcidos. Quem tomou a opção de emitir assim as séries deve pertencer à minoria que tem uma TV panorâmica e deve se estar pouco lixando para a grande maioria que as não tem! Que raio de opção é essa? Não sei ao certo o que isso implica tecnológicamente numa estação de emissão de TV, mas compreendo mais ou menos o que se passa com os DVDs e se, com os DVDs o problema pode ser resolvido, este tipo de falhas técnicas nunca deveriam acontecer! Agora lembrei-me, a RTP quando transmite algum programa em formato panorâmico, faz um pequeno aviso e nunca que eu vi esses programas esticados. Cá para mim a SIC deveria substituir ou os técnicos ou a maquinaria de emissão.

Acho que quem tem esse tipo de função deveria ter a preocupação de emitir um programa no formato da maioria dos receptores, do mesmo modo que, quem concebe sites para internet, tem de os testar nos variados browsers. O ideal, ideal seria que ambos os casos, o meu e o do meu amigo, saíssem satisfeitos e nenhum visse as séries com falta de qualidade: eu com as barras negras e sem distorção e ele com a imagem a preencher totalmente o écran.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...