17.12.05

Noir

Foi com satisfação que confirmei hoje que está a dar um dos anime que mais satisfação me deu nos últimos anos na SIC-Radical, Noir.

Mireille e Kirika são duas muito eficientes assassinas a soldo ligadas por um destino ancestral. Ao juntarem-se assumem o lendário nome assassino de "Noir". Mireille é mais velha, vivida tem sentido de humor e é algo maternal. Por vezes, nos primeiros episódios, ela faz-me lembrar a personagem de Jean Reno no filme Leon de Luc Besson, principalmente na sua relação com a planta num vaso. Kirika é uma adolescente japonesa, órfã, introvertida e fria o que a torna mais arrepiante cada vez que mata alguém.

A acção passa-se maioritáriamente na Europa, na actualidade, apesar de um certo ambiente de época, por vezes anos 20/30, por vezes anos 50. A maioria dos episódios passa-se em França e parte na Córsega o que faz com que os cenários solarengos contrastem com a acção, bastante soturna, na luz brilhante do sul da Europa. Todas as cenas de acção, principalmente os tiroteios são brilhantes, muitíssimo bem realizadas deixando-nos colados ao écran. A história leva-nos de um policial em tons de filme negro (film noir, suponho que foi intencional) através de um puzzle de misteriosas pistas acerca da relação destas duas mulheres até a um destino gótico medieval de sacrifício.

Gosto imenso das cenas da vida quotidiana de Mireille a começar pelo apartamento dela, a mini-scooter e vê-la a trazer uma baguette ao fim do dia para casa. Os cenários na Córsega deixaram-me cheia de vontade de visitar a ilha, com as suas villas e vinhas sem fim.

Uma das coisas que mais me marcou quando vi este anime foi a banda sonora, muitíssimo tétrica de canções com vozes femininas, coros medievais em latim e letras sinistras. É arrepiante e muito boa. Como já disse acerca de Paradise Kiss, é raro gostar muito de uma banda sonora de um anime, portanto quando gosto é porque é bastante marcante e provávelmente invulgar.

Finalmente não posso deixar de dizer que a voz de Mireille é interpretada por uma das minhas seiyuu (actriz/actor de voz) preferidas, Mitsuishi Kotono, que fez anteriormente Usagi de Sailormoon, Misato de Evangelion, Excel de Excel Saga e muitas outras vozes pois ela é excelente e bastante popular no Japão.

http://www.jvcmusic.co.jp/m-serve/tv/noir/index.html [JP]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...