16.6.07

Terminei de ver: Lady Georgie


Esta foi rápida... pela 3ª vez vi esta série, mas como desta vez se passou bastante tempo, posso dizer que vi com novos olhos.

No todo continuo a gostar de Lady Georgie, que é um bocado viciante, mas já não vi com a mesma emoção de quando a vi originalmente na RTP, nos anos 90. Aliás, após ter lido (e agora relido) a manga, acho a série ligeiramente decepcionante, principalmente porque foi suavizada e, nessa suavização foi-se o final que faz muitíssimo mais sentido e é BEM mais interessante na manga.

Outra coisa que não gosto (já não apreciava muito antes) é que a história é muito desequilibrada no modo como a narrativa está distribuída. Enquanto que na manga a infância de Georgie são apenas algumas páginas (acho que nem chega a um capítulo), no anime esta prolonga-se demasiado em pequenas aventuras que não servem para mais nada do que a definição de personagens, estratégia mais bem resolvida e de forma mais económica na manga. Percebo que se quisesse esticar a história para dar um anime com uma quantidade razoável de episódios que, à época, ficava bem com os 45 que esta tem, mas poderiam ter esticado outras partes mais interessantes, ou então o final que, para além de radicalmente alterado é demasiado apbruto, utilizando apenas 3 ou 4 episódios. Mesmo mantendo o mesmo final, poderiam ter esticado a parte do reencontro de Georgie com o pai, e a sua maturação após a separação de Lowell. Talvez esta série tenha sido planeada de outra forma, mas ao aperceberem-se do rumo que o final da história tomou na manga, podem ter esbarrado com um problema complicado e resolveram-no assim.

Parece-me que esta série viveu um pouco do sucesso, talvez algo inesperado, que Candy Candy teve, e os autores/produtores do anime tivessem esperança de prolongar a séries por cerca de 2 anos e 115 episódios, como aconteceu com a Candy.

Da parte técnica não tenho grandes críticas a fazer, continuo a gostar do character design, mesmo que, por vezes, a qualidade falhe, aspecto bastante comum nos anime mais comerciais, até há bem pouco tempo. Mas os cenários são de muito boa qualidade, os erros de engrish não são demasiado graves ou numerosos e os efeitos e cenas especiais bastante bem produzidos.

Como disse anteriormente, a versão que vi agora foi uma versão italiana. Em Itália, quando a série passou na televisão, infelizmente bastantes cenas foram censuradas (coisa que felizmente não aconteceu cá). A cópia que tenho não está censurada mas, pelo que percebi as cenas originalmente cortadas foram adicionadas de outra cópia, se não me engano da emissão alemã, que não têm, claro, o som. Felizmente lembrava-me bem destas cenas (bastante fortes) e no geral estão bastante coladas à manga, portanto algum diálogo que fizesse falta, deu para não ser muito sentida.

4 comentários:

Anónimo disse...

Acabei agr de ver a série toda da Georgie em espanhol e fiquei com imensa curiosidade de ler a manga. Sabes como poderei adquirir os livros em ingles ou espanhol (já que em português imagino que não haja)? Agradecia-te muito que me desses essa informação.

Misato disse...

Eu tenho (infelizmente falta-me um volume) a manga em italiano. Que eu saiba é a única língua europeia para que foi traduzida, mas posso estar enganada...
Cada livro é baratinho (cerca de €1,5), mas como a edição já não é recente, não sei se será fácil encontrar.

Anónimo disse...

Que pena, não percebo nada de italiano. De qualquer forma só gostava de ler pelo facto de o final ser diferente. Eu adorei a Georgie, é capaz de ser o meu anime favorito a seguir ao Sanjushi (este marcou a minha infância e para mim, na humilde opinião de quem não percebe muito disto, é uma obra-prima).

O final da série Georgie até me agradou, embora concorde contigo na medida em que é pouco realista. Mas fiquei contente por ver os irmãos unidos, principalmente o Arthur, que é de quem mais gostei. :)
A única coisa que me desiludiu mesmo foi o facto de o final ter sido decidido em poucos episódios, um pouco à pressão. O Arthur nunca chegou a declarar o seu amor à Georgie, não houve nenhuma conversa entre os irmãos sobre a decisão de ficarem todos juntos (que, a meu ver, teria todo o interesse)... Gostava que o final tivesse tido mais cenas com o triângulo principal, pelo menos para que tudo ficasse mais claro e mais coerente.

Podes contar-me como é o final na manga? É verdade que gostava de o ler, mas como é bastante difícil não resisto à minha curiosidade :)

Desculpa o comentário tão longo, mas não conheço quase ninguém que tenha visto a Georgie e quis partilhar o que achei. Parabéns pelo blog!

Misato disse...

Alexa, posso te contar o final, mas como prefiro não fazer spoilers talvez seja melhor contar por e-mail. O meu é misato.pt@gmail.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...