23.6.08

Comecei a ver: Ace o Nerae!

Como planeado, agora comecei a ver a primeira série anime de Ace o Nerae! (Jenny).

Já estava preparada para um anime envolvente e, mesmo estando no início, já gosto muito desta série.

A primeira coisa que me saltou à vista foi todo o grafismo. Os fundos são estilo aguarela, e tudo o que não é importante em cena é estilizado ao mínimo de linhas. É um estilo gráfico muito anos 70, e mais universal que o típico estilo anime dos anos 70. Em certos aspectos faz lembrar a ilustração europeia da época, com uma forte influência da Arte Nova ou mesmo das Ukiyo-e (gravuras japonesas). A paleta de cores é muito bem estudada, abusando dos pores-do-sol e contrastes fortes. Dentro destas premissas, os figurantes costumam ser silhuetas cinza apenas com contorno, ao longe os ténis (ou outros objectos mais pequenos) perdem os detalhes e "fundem-se" com as meias, os movimentos rápidos são resolvidos com linhas fortes que cortam a silhueta das raparigas, e o impacto das bolas é destacado com "explosões" de cor ou pinturas paradas (estilo esse da responsabilidade de Osamu Dezaki, realizador desta série e também de Versailles no Bara e Oniisama E...).

A música é muito ao estilo anime shoujo anos 70, dá-nos uma sensação agradável de nostalgia e as canções não chateiam, reforçam a motivação de Hiromi.

Por fim, a história é mais uma vez a luta incansável da protagonista, Hiromi, para ultrapassar os seus limites, contra todas as aparências. Há gente ressabiada, adversárias duras, mas vilões-vilões não existem. Mais adiante espera-se uma história de redenção e crescimento, para reforçar as qualidades de Hiromi. Este tipo de narrativa, mesmo não sendo novidade, faz muito a noção clássica da narrativa de anime, de um herói/heroína comum mas com uma força de vontade acima da média que o faz ultrapassar todos os limites possíveis, mas tudo dentro de critérios plausíveis num universo real, mesmo que a encenação seja muitas vezes exacerbadamente dramática, assim como o penteado de Ochoufujin.

エースをねらえ!

7 comentários:

Bunny disse...

Konnichiwa Misato!

Tambem sou grande apreciadora de Anime japones e especialmente da Majokko Megu-Chan que ja ando ha procura ha muito tempo dos episodios em DVD... Por acaso nao sabes se existe algum sitio onde possa comprar DVD's da serie em Portugues ou com legendas em ingles?
Esta é a minha serie favorita de desenhos animados de sempre e queria ter os DVD's para a minha descendencia ver o que sao verdadeiros desenhos animados. Bem, agradeco qualquer ajuda que me possas dar! Obrigada pela tua atencao. Arigato!

Misato disse...

Lamento Anocas, Meg-chan é também uma das minhas séries preferidas, mas a única coisa que arranjei foi em japonês sem legendas (com excelente qualidade, por sinal).

Bunny disse...

Ola Misato!
Obrigada pela resposta. E ja agora, onde compraste a serie em japones?
Estou a pensar em compra-la na mesma... sempre posso aprender japones! =)
Bigada desde ja.

Misato disse...

Quase um ano depois de as duas caixas japonesas sairem, tentei comprá-las na Amazon.co.jp, mas infelizmente já estavam esgotadas. Recentemente arranjei na net, gostava de um dia ter os originais.

Perceber japonês suficiente para ver anime sem legendas, não é coisa que se aprenda de um dia para o outro, mas se a determinação for grande, um dia chegarás lá.

Bunny disse...

Pois é, eu sei que é dificil! Mas eles sao tao expressivos que da para entender +/- a accao. Vou continuar procurando... Muito agradecida pela tua ajuda! Desculpa a pergunta e a minha curiosidade, mas como sabes falar o japones?
Mais uma vez muito obrigada pelas dicas! Sempre que puder venho visitar o teu blog.

Misato disse...

Aprendo japonês desde há 13 anos. O ano passado, por diversas razões, fiz uma pausa, mas continuo a praticar sozinha.

Bunny disse...

Ah! Cheguei a pensar que um dos teus pais é japones! =) Que maximo poder falar japones e que bom que aprendeste! Sei que existem palavras portuguesas no japones como "button", "pan", entre outras... Talvez um dia me dedique e aprenda tambem! Obrigadita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...