![]() |
soquetes Supii-chan e Kero-chan |
Há pouco mais de dois anos, a Bershka já tinha alguma roupa com estampas com um ar "anime", mas ou eram imagens muito básicas, de séries super populares, como Pokémon ou Dragon Ball, ou eram colagens de ilustrações com um ar anime genérico, mas que não eram de série nenhuma. E todas elas neutras ou mais para rapazes ou crianças pequenas.
Entretanto na Primark, na secção de homem, apareciam ocasionalmente t-shirts de Dragon Ball, Naruto, Boku no Hero Academia, Pokémon (esta também às vezes na secção de criança) e pouco mais. Que tenha notado, nenhuma outra cadeia de fast fashion, talvez a Pull & Bear ou a H&M, tiveram t-shirts ou outras peças de roupa directamente ligadas ao anime. Tipicamente também, em todas estas cadeias, roupa com estampas da cultura pop, fora a Barbie, My Little Pony e pouco mais, só surgem nas secções de homem, rapaz ou criança.
Há uma geração inteira, que cresceu com o boom do anime dos anos 90, desejosa de t-shirts e afins das séries que os marcaram e a Bershka parece finalmente ter descoberto o filão. A primeira "colecção" digna do nome, foi a de Sailormoon, há cerca de ano e meio, tímida com uma t-shirt e um hoodie, com fundo preto. Pouco tempo depois, lançaram uma segunda colecção, desta vez com fundo branco, mas também com poucas peças. Mais seis meses e saiu a de Cowboy Bebop, também com poucas peças, mas desta vez mais arrojada, fundo amarelo e estampa holográfica. Tudo peças simples, unisexo, mas as imagens bem escolhidas, não foram as primeiras a aparecer numa busca do Google Images.
Mas tudo descambou com a colecção de Evangelion, com bastante mais peças, mas a usar sempre as mesmas 2 imagens da Rei ou da Asuka, pouco ou nada de Shinji ou dos EVAs, e um aproveitamento extremamente pobre dos excelentes gráficos da série. As peças estampadas também eram muito banais e como as imagens escolhidas também o eram, pareceu um design preguiçoso, para não dizer pior.